Halloween Costume ideas 2015

2º dia UV 2014

No segundo dia da Universidade de Verão da JSD 2014, os trabalhos começaram ainda antes das 10h, dada a pontualidade exemplar demonstrada pelos alunos da UV.

A sessão, encabeçada pelo Eng. Carlos Pimenta debruçou-se sobre tema: “Energia e clima: O que não podemos adiar!”. Apesar de ser um tema já bastante discutido e debatido, é de salientar o profundo conhecimento e preocupação do convidado sobre a temática e a facilidade de oratória do mesmo que apesar de tudo conseguiu introduzir sempre, novas aprendizagens, conhecimentos e questões sobre o tema. O orador alertou-nos para a importância de atuarmos de forma responsável e consciente no consumo de energia de maneira a evitar grandes desperdícios que são prejudiciais ao nosso Planeta e ao ciclo de vida deste. Apresentando soluções, o Eng. Carlos Pimenta enumerou alternativas para que nós, cidadãos do Mundo, consigamos salvaguardar aquela que é a “casa de todos nós”.

Foram, ainda, colocadas várias questões por parte dos vários grupos de trabalho, às quais o convidado respondeu durante quase uma hora. O convidado conseguiu desta maneira reter a atenção de todos os alunos ao longo de mais de duas horas de sessão terminando a mesma por volta das 12h30.
Seguidamente, os grupos de trabalho encaminharam-se para o almoço usufruindo de bons momentos de convívio. Às 14h30 deu-se início à sessão da tarde com a participação dos convidados Mestre Rui Tavares e Dr. Miguel Poiares Maduro. O tema da sessão foi: “Clivagem Esquerda/Direita: ainda é importante?”. A sessão decorreu na forma de debate. Neste debate cada um dos intervenientes teve direito a vinte minutos de discurso para apresentação da sua perspetiva sobre o tema, decorrendo em seguida uma sessão de perguntas e respostas entre os vários grupos de trabalho e os dois convidados. Ainda houve tempo para um “Catch the Eye” que contou com a participação do militante da JSD Odivelas, Filipe Moreira. A sessão da tarde terminou pouco passava das 17h, encaminhando-se de seguida os grupos de trabalho para as reuniões de grupo.




As reuniões de grupo decorreram durante cerca de duas horas, dando-se início em seguida ao jantar do segundo dia da Universidade de Verão da JSD 2014. Durante o jantar tive a oportunidade de recitar um excerto de um poema retirado da música da artista portuguesa Capicua, A Mulher do Cacilheiro. O jantar contou ainda com a participação de um convidado especial, o Professor Dr. Daniel Innerarity, pensador político e filósofo, que após um breve discurso de introdução, deu oportunidade aos diversos grupos de trabalho de elaborar algumas questões às quais foi respondendo sempre de maneira muito direta e esclarecedora.
No fim do jantar houve tempo ainda para que os grupos de trabalho se pudessem voltar a reunir e adiantar trabalho para os dias posteriores.

Terminou assim o segundo dia de trabalhos da Universidade de Verão da JSD 2014, e apesar do enorme cansaço já acumulado fica registado um enorme sentido de dever cumprido e de objetivos alcançados pelos três elementos presentes nesta Universidade da JSD Odivelas.


Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget