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A Falácia da Educação Portuguesa




Um terço dos professores chumbou na Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC), sendo que a média global foi cerca de 56,2 num total de 100 pontos.

Os principais erros identificados são “problemas na escrita, resolução de problemas e na análise e interpretação de gráficos”, curiosamente também os alunos portugueses têm revelado particulares dificuldades nestes domínios.

Diz o Público “ Os relatórios sobre a prestação dos alunos nos testes intermédios, provas e exames finais, disponibilizados pelo antigo Gabinete de Avaliação Educacional (agora Instituto de Avaliação Educacional), mostram que estes problemas, detetados logo aos sete anos, persistem no secundário.”

Apesar de nesta prova ainda não ter sido feito “o levantamento de erros por tipologia”, na Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PACC) feita em Dezembro 36,2% dos Srs. Professores deram mais de 3 erros ortográficos, e 19,9% deram cinco ou mais erros ortográficos num texto com um número de palavras entre 250 e 350.

Os Sindicatos levantam-se, mobilizam toda a corja chupista, tiram o pó dos cartazes da semana passada, pintam mais uns quantos, e “Vamos a Eles, camaradas”

E eu pergunto-me… Se todas as profissões sofrem um rigoroso critério de avaliação profissional, porque serão os professores imunes?

Num cenário ideal, e em todas as profissões, quando um profissional é bom e consciente das suas capacidades deveria até ter prazer em ser avaliado como oportunidade de provar o que realmente vale.
Apesar de todas as características que poderão ser discutidas na prova em questão, relativamente à forma como esta possa excluir à partida bons profissionais, eu vou mais longe! Em vez de uma, fazerem-se duas provas, uma escrita e outra prática! A realidade por mais voltas que se possam dar a este assunto é que se formam péssimos profissionais na área da Educação. Este facto é inegável e os resultados transparecem na juventude portuguesa, ou a culpa é dos jovens que não querem aprender?  

Ser professor é algo que vai para além do conhecimento que o profissional adquire. Incide acima de tudo na forma como este o transmite aos seus alunos. É aqui que, penso eu, reside o problema da educação em Portugal. Apesar do conhecimento intrínseco do profissional ser importante, onde incluo toda a sua formação de base e a que adquire após iniciar a sua atividade profissional, aparentemente também aqui exista um grave problema de formação, a partir dos resultados da PACC. É na transmissão do conhecimento que reside a essência da nobre e antiga profissão que poucos exercem na sua plenitude apodrecendo a classe profissional e empobrecendo as gerações de jovens que por eles passam.

A apetência para ensinar tem que ser avaliada! E deve ser critério na admissão de profissionais para o Ensino Público de Excelência que quero e desejo para um país mais culto, com jovens mais capazes e bem preparados para enfrentar um mundo cada vez mais competitivo.


  


 “ Educação não transforma o mundo.
Educação transforma pessoas. 
Pessoas transformam o mundo ”




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