Halloween Costume ideas 2015
junho 2013
18 Anos Odivelas 38º Congresso PSD Actividades Administração Pública Alexandra Costa Ana Catarina Gomes António Costa Antonio Dias António Guterres As histórias de uma terra milenar Assembleia Municipal Odivelas Associações de Estudantes Áutárquicas Banco de Voluntariado Bruno Duarte Bruno Veiga Câmara Municipal de Odivelas Carla Nazareth Carla Sofia Marcelino Castelo de Vide Catarina Silva Comissão Política Comunicação Comunicado Comunicado JSD Odivelas Conselho Municipal da Juventude Crónica Daniela Chaves Daniela Duarte David Castro David Freitas David Pereira de Castro Débora Pereira Diogo Godinho Diogo Sousa Dívida Pública Educação Eleições Autárquicas Élia Capitão Em Kontacto Ensino Secundário Ensino superior Estamos Juntos Europa Falta de Ética Fernando Seara Filipe Moreira Filipe Sanches Finanças Públicas Formação Francisco Sá Carneiro Gabriel Faria Gonçalo Teixeira da Silva Guilherme Duarte Guilherme Prazeres Habita Aqui Hélder Silva Helga Afonso Helga Afonso e Aftab Tayob Inês Abrantes Inês Fonseca Joana Batista João Alcobia João Correas João Correia José Ricardo Dâmaso Jovem Autarca Jovens em Rede JSD JSD Distrital de Lisboa JSD Odivelas Juventude Juventude Social Democrata Liliana Batista Lisboa Manifesta-te Manuel Pereira Marco Almeida Margarida Balseiro Lopes Maria Inês Almeida Maria Luís Albuquerque Marisa Terenas Marta Pinto Mês da Cidadania Activa Mosteiro de Odivelas Nações Unidas NESD Secundário Odivelas ONU Opinião Orçamento para a Juventude Participação Política Partido Social Democrata Partido Socialista Paulo Pinheiro Pedro Cardoso Pedro Passos Coelho Pedro Roberto Pedro Roberto e Filipe Sanches Pedro Santana Lopes Plenário Concelhio Por um PSD mais PPD Portugal Programa Proposta de Recomendação PSD PSD Odivelas Recolha de Bens Regresso às Aulas em Grande Ricardo David Ricardo David e Tiago Duarte Robert Schuman Rodolfo Cardoso Rodrigo Pereira SOS J Tânia Bragança Tatiana Azenha Tiago Gonçalves Duarte Unir o Partido Ganhar o País Universidade de Verão 2017 Universidade de Verão 2018 UV Voluntariado Jovem

Na próxima terça-feira, dia 4 de Julho, começam as Festas da Cidade de Odivelas de 2013!
Grandes nomes de bandas nacionais marcarão presença, entre os quais: Aurea (dia 4), The Gift (dia 6), Gonçalo Salgueiro (dia 9), DJ Miguel Simões (dia 11), Boss AC (dia 12), Expensive Soul (dia 13) e Emanuel (dia 14).

As festas vão decorrer de 4 a 14 de Julho, no Parque Urbano do Silvado. Os bilhetes estão à venda a partir de hoje no espaço onde vão decorrer as festas, bem como no Strada (ex-Odivelas Parque) e custarão entre 1€ e 4,5€, dependendo do dia! 

Não deixes ficar para a última, vai já comprar o teu bilhete! Vê mais aqui.

De notar que este será provavelmente o último ano com um cartaz tão exclusivo como o que apresentado (lado direito). 


Amanhã será publicamente apresentada a candidata do PSD à União de Freguesias Ramada-Caneças!

A candidata Cecília Martins é arquitecta, vive na Ramada e viveu também em Caneças. Conhece muito bem a população e as duas freguesias, que vão agora unir-se.

A sua apresentação será realizada amanhã, na Casa da Cultura de Caneças, no Largo Vieira Caldas, o largo histórico junto ao coreto, pelas 21:30 horas.

Todos estão convidados a aparecer e a conhecer a futura presidente da Junta da União de Freguesias Ramada-Caneças!

No passado dia 16 de Junho de 2013, realizou-se em Évora, o Curso de Formação Autárquico Poder + Local, organizado pela JSD Nacional e pelo JASD, em colaboração com a Regional de Évora.

Numa altura de cruciais preparativos para as Autárquicas 2013, torna-se imperial que nós Jovens, nos consciencializemos da importância de participar activamente em formações desta índole, intervindo, criticando e aprendendo, para melhor contribuir para os desafios que se avizinham em cada um dos nossos concelhos, de norte a sul do país.

Esta formação, iniciada por um plano teórico rigoroso e importante, teve por papel fundamental sensibilizar-nos quanto ás “regras do jogo” Autárquico.
Cientes da importância do mesmo, a JSD Odivelas aderiu a esta oferta formativa, sendo a concelhia mais representada no Curso de Formação Autárquico Poder + Local.

Tivemos assim a oportunidade e o privilégio de ouvir a palestra de Dr. Diogo Valentim, Presidente da Junta de Freguesia do Souto, concelho de Abrantes. Na exposição por si efectuada, falou-nos detalhadamente da composição, competências e atribuições, tanto das Juntas de Freguesia, como das Assembleias de Freguesia, órgão deliberativo que tem por objecto fiscalizar quem executa, na Autarquia em apreço. Deu-nos nota do regime jurídico dos órgãos Autárquicos, com especial incidência para a lei 169/99 e para a Lei nº 5-A/2002, que estabelecem o quadro de competências e de funcionamento dos órgãos das freguesias.

Posteriormente, foi-nos concedida uma brilhante palestra por um “dinossauro” do PSD: Dr. Fernando Seara, actual Presidente da Câmara Municipal de Sintra e candidato à Presidência da Câmara Municipal de Lisboa. Num discurso contagiante e fora do vulgar, falou-nos sobre a composição e competências das Câmaras Municipais e do órgão que fiscaliza esta edilidade: As Assembleias Municipais. De forma pragmática e realista, conversou com os formandos do curso, chamando-os à atenção da responsabilidade de assumir um cargo desta importância. Falou-nos de conquista autárquica, manutenção do poder e reprodução do mesmo, como vectores essenciais e que devem estar sempre presentes na filosofia de um Autarca, com o fundamental objectivo de ajudar as pessoas.

Por último, fomos recebidos por um dos mais ilustres nomes do Partido Social Democrata, um dos “pais” da JSD e principal responsável por esta oferta formativa a que a JSD tem hoje direito: O Eurodeputado Carlos Coelho. A sua palestra focou-se em Ética na Política. Durante a sua intervenção, o convidado elucidou-nos sobre a prática política do bem comum, na óptica da escolha do interesse público, em detrimento dos “bolsos próprios”. De forma muito pedagógica, como é seu apanágio, revelou-nos haver uma fronteira muito ténue entre aquilo que é informativo e aquilo que é pura propaganda, cabendo a cada um de nós saber dirimir tais conflitos, respeitando os valores. Apresentou-nos por fim, as questões que devemos levar em linha de conta sempre que tomamos alguma medida política: 1- Necessidade; 2- Meio; 3- Custo-Benefício; 4- Prioridade.

Tal como estava previsto na programação do curso, decorreram à tarde os Grupos de trabalhos por equipas, na perspectiva de ser criada uma simulação de uma Assembleia de Freguesia e de uma Assembleia Municipal. Foi neste exercício que foi possível pôr em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e em que todos podemos experienciar de forma interactiva, o papel de ser Autarca!

A formação política é hoje vista pela JSD como peça obrigatória para quem desempenha ou pretende desempenhar funções políticas e autárquicas no seio do seu concelho. É por isso imperioso estarmos 100% disponíveis para querer aprender e participar!

Tem sido assim com a constante participação de militantes da JSD Odivelas na Universidade de Verão, na Universidade da Europa, na Formação Saber+ e na formação do Poder + Local.

Só assim seremos capazes de assumir a responsabilidade para a qual seremos eleitos!

A FORMAÇÃO ESTÁ NO NOSSO ADN!


JSD ODIVELAS

Olá professores! Bem vindos aos país que está sob resgate financeiro!

A greve dos professores faz-nos reflectir sobre a incompreensível defesa egoísta do status quo de algumas classes, à margem da realidade do país. Muitos ainda não perceberam que vivemos um tempo de escassez e que isto significa simplesmente que os salários que a classe revoltosa recebe (bem acima da média dos portugueses) provém dos mesmos que lhes impõem alguns sacrifícios em troca. Porque na verdade, esta greve, não defende a escola pública - caso contrário, como poderiam explicar os professores a marcação da mesma em dia de exames nacionais!? - nem defende os professores que não conseguem colocação. Não. Esta greve, que é anunciada pela Fenprof como uma vitória de números e tão-só, é uma luta de defesa de um estatuto corporativo, de um estatuto que consideram acima de tudo e de todos. Acima da educação, acima dos direitos dos alunos, acima da escola pública, que fingem defender.

Malvados? Talvez os alunos, que obrigam os professores a trabalhar tantas horas... Malvado o Governo que está a tentar adaptar o país à sua verdade financeira, e a adequar os recursos que tem, a cumprir metas de quem empresta dinheiro ao país para sobreviver. Malvado o Ministro da Educação, que não remarcou os exames para outra data!, para que os professores não perdessem razão... Malvados os contribuintes, esses sim, e apertam cintos quando outros se dão ao luxo de assobiar para o lado.

Tal como anunciado na passada sexta-feira, a JSD Odivelas esteve na freguesia da Pontinha, no centro de dia de Santa Maria na Urmeira a cumprir o seu desígnio solidário.

Foi com orgulho que contribuímos com várias dezenas de peças de roupa para um centro de dia que faz uma trabalho excecional de apoio às familias e aos idosos numa das zonas mas carenciadas do Concelho.

Fomos muito bem recebidos, como tem sido habitual em IPSS dos Concelho. Nesta visita fomos acompanhados pelo companheiro, candidato pelo PSD e futuro Presidente (acreditamos) da Junta de Freguesia da Pontinha, Rui Teixeira.

Para a JSD Odivelas a solidariedade tem sido uma forma de estar. A atual comissão politica da JSD Odivelas já realizou perto de 10 iniciativas solidárias em apenas um ano de mandato. Este facto é de realçar num momento especialmente complexo, de dificuldade para a larga maioria dos Portugueses em que a incerteza está a um nível nunca visto.

A JSD Odivelas entendeu desde o inicio que Odivelas não é exceção às dificuldades, e que só quem é capaz de ajudar os outros nos momentos certos terá legitimidade para falar com propriedade das necessidades do Concelho. Ultrapassamos a fronteira do meramente politico e assumimos as nossas responsabilidades. 

Não nos arrogamos de sermos defensores titulares das questões sociais, demonstramo-lo na prática!

JSD Odivelas,

Sempre ao teu,
Sempre ao lado dos que mais precisam!


 

Já estão abertas as inscrições para a 11.ª edição da Universidade de Verão da JSD! Se ainda não foste, o que esperas para te inscrever?

A melhor universidade de formação política de Portugal decorrerá, este ano, entre 26 de Agosto a 1 de Setembro em Castelo de Vide.

Como é público, a Universidade de Verão é uma jornada de estudos intensivos, obrigatória para todos os que ambicionam representar a JSD ao mais alto nível! Desde 2003 que se realizam as Universidades de Verão promovidas conjuntamente pelo PSD, a JSD, o Instituto Francisco Sá Carneiro e o PPE. Durante uma semana, trabalham em conjunto uma selecção de jovens quadros de elevado potencial e um naipe de formadores e oradores de grande qualidade.

As candidaturas estão abertas aos militantes da JSD, a jovens quadros do PSD e a independentes que nas autarquias locais, no movimento estudantil, ou em qualquer outra actividade de intervenção social, tenham estreitado esforços com o nosso partido, preferencialmente no escalão etário entre os 18 e os 30 anos. As candidaturas podem ser enviadas até 30 de Junho, através deste site: Candidatura UV 2013

NOTAS:
- Só serão apreciadas as candidaturas completas (com o formulário de candidatura totalmente preenchido, acompanhado de currículo e de fotografia actual e com qualidade);
- Se os candidatos o desejarem (não é obrigatório) podem juntar um pequeno vídeo (não superior a 2 minutos) com a exposição das razões pelas quais deseja participar na Universidade, bastando para isso acrescentar, na ficha de candidatura, o endereço web onde se pode visualizar o filme (youtube, sapo, etc.).
- Na selecção das candidaturas respeitar-se-ão critérios de equilíbrio entre os sexos, as idades e as proveniências regionais, e valorizar-se-á a componente de intervenção partidária e/ou cívica.
- Os candidatos que já foram seleccionados para anteriores edições perdem prioridade relativamente aos demais candidatos.
- Os candidatos seleccionados deverão comprometer-se a participar em todas as sessões durante todo o curso e terão de pagar uma propina de inscrição de 130 Euros.

Vamos estar hoje no centro de dia da Pontinha, a entregar 4 caixas de roupa para idosos, tal como fizemos no passado dia 1 de Junho no Centro Paroquial da Póvoa de Santo Adrião. Ajudar esta IPSS a cumprir a sua missão.

Como todos os Odivelenses têm conhecimento, a JSD Odivelas é um exemplo no que à solidariedade diz respeito! Não nos arrogamos disso, temos orgulho em poder dizê-lo, porque é um facto!


Senão vejamos, desde que iniciámos este mandato:
Setembro 2012 - doámos 500 livros escolares ao projeto de reutilização de livros da Biblioteca D.Dinis - ver artigo sobre esta dádiva
Outubro 2012 - realizámos um jantar solidário com recolha de fundos que permitiu ao Famões Clube Atlético inscrever a sua equipa feminina de Voleibol no campeonato do INATEL (única equipa do
Concelho)
Dezembro 2012 - recuperámos o movimento solidário e estivemos em TODAS AS atuais FREGUESIAS do concelho, ajudando 6 IPSS, tendo ajudado 2x no mesmo mês o centro infantil da Arroja. Ver: Parte 1, Parte 2, Parte 3 e Parte 4
Maio 2013- campanha de solidariedade "Ajudar o Martim", que podes ver aqui.
Junho 2013 - campanha de dádiva de roupa para idosos do concelho

Em tão dificil momento no nosso país, não ficamos parados atrás de uma secretária ou dentro de um gabinete! Unimo-nos e fazemos esforços para ajudar os outros, para ajudar o próximo, em especial os Odivelenses!

O presidente da comissão europeia, Durão Barroso, interveio hoje no sentido de criticar aquilo a que chama a intervenção excessiva de "algumas" capitais europeias nos destinos da União, em óbvio detrimento das decisões dos órgãos comunitários, incluindo aquele a que preside. 

Ora, Durão Barroso podia ter ido mais longe, e admitir a verdadeira crise política que uma "Europa alemã" atravessa - uma crise que excede a desintegração das finanças do sul, que é muito mais que a desorganização culposa das suas governações. É uma crise de democracia e de afirmação dos Estados.

São os países europeus, os próprios, que proporcionaram este quarto reich, aqueles que pensavam ceder a sua soberania à Europa, quando afinal, a cederam à Alemanha. Porque, afinal, os alemães têm mérito: sobreviveram às guerras e são hoje a maior potência económica europeia. Porque tal forma de vida regrada lhes concedeu esse privilégio magnífico de subtilmente mandar nas nossas importações, no nosso consumo, no nosso acesso ao crédito. E quase que instrumentalizando as regras da União, nos fazem crer que a sua chefia subterrânea é uma espécie de paternalismo inevitável.

A Alemanha de Merkel é a Europa. Afirmar isto é tão triste como dizer que perdemos identidade.

Recomendamos vivamente a leitura de "A Europa Alemã - de Maquiavel a Merkievel. Estratégias de Poder na crise do Euro" de Ulrich Beck.

A JSD Odivelas realizou na quinta-feira, dia 6 de Junho, o quarto plenário muito participado em menos de 1 ano de mandato!

No primeiro ponto da ordem de trabalhos, o Senhor Presidente da Comissão Politica, Bruno Duarte, deu informação a todos os militantes das decisões tomadas em Comissão Politica, bem como das próximas atividades a realizar por parte da JSD.

Seguidamente, por deliberação de todos os presentes, o ponto referente às Autárquicas 2013 foi abordado em segundo lugar. Neste ponto vários foram os militantes que interviram abordando o desafio que todos enfrentamos, as nomeações do PSD para candidatos a presidente da Câmara Municipal e às 4 freguesias, bem como da importância do papel da JSD na campanha eleitoral.

Convidado a encerrar o ponto, o presidente da JSD Odivelas referiu que estamos perante um novo ciclo autárquico, onde muitas mudanças vão acontecer e por isso é tempo de agir. Disse Bruno Duarte: "A política só interessa se for virada para as pessoas, para as causas com projetos e programas. É isso que a JSD Odivelas tem feito e é isto mesmo que procuramos transmitir ao PSD. Por isso entregámos ao PSD há 2 meses um programa eleitoral autárquico jovem, resultado do nosso trabalho de últimos 3 anos!" 

O presidente da JSD Odivelas frisou ainda: "Quero que todos saibam que a JSD tem demonstrado sempre disponibilidade para contribuir, e a Comissão Política da JSD Odivelas decidiu apoiar a candidatura do PSD à Câmara Municipal às freguesias para o desafio autárquico para os próximos 4 anos, na expetativa que seja devidamente incluída neste projeto. A JSDatravés dos seus autarcas, cumpriu com responsabilidade e empenho o seu mandato autárquico, conhece a realidade de cada freguesia, andou na rua, e tem uma visão de futuro e modernidade para o concelho, em especial para os mais jovens. Merece estar presente e incluída para os próximos 4 anos!"

No penúltimo ponto do plenário, já a noite ia longa, o Presidente da Comissão Politica enunciou as dezenas de atividades já realizadas, tendo sido evidente as várias tomadas de posição públicas e políticas, fazendo atividades concretas ao nível da formação, da solidariedade, desporto,
participação cívica e intervenção social. Sempre com responsabilidade e sem ser necessário instrumentalizar. Bruno Duarte evidenciou: "Se quisermos ser rigorosos, o nosso mandato só cumpre 1 ano daqui a um mês, mas a verdade é que não fazia sentido esperar por essa data, quando já fizemos tudo o que nos propusemos no 1.º ano de mandato!"

No último ponto foi discutida a situação politica nacional, nomeadamente as mudanças da nossa sociedade e as dificuldades que os partidos políticos, e por conseguinte, as juventudes partidárias enfrentam.


No próximo dia 16 de Junho de 2013domingoem Évora, a Comissão Política Nacional da JSD e dos JASD, realizarão a acção de formação autárquica Poder + Local, destinada aos militantes das Regionais de Beja, Évora, Faro, Lisboa AM, Lisboa AO, Portalegre, Santarém e Setúbal.

O Curso de Formação Poder + Local tem como objectivo geral dotar os militantes da JSD de conhecimentos fundamentais sobre o funcionamento dos órgãos do poder local. 

As candidaturas podem ser feitas até ao final de terça-feira, dia 11 de Junho, através do site da JSD nacional.

A JSD Odivelas, naturalmente, estará presente sendo representada por membros da comissão política e autarcas.

Tal como anunciado no passado Sábado, a JSD Odivelas voltou a executar o seu projeto: JSD: Juventude Solidária!

Desta feita, voltámos ao Centro Paroquial da Póvoa de Santo Adrião para contribuir para o trabalho desta inexcedível IPSS!

Fomos informados da carência de roupa para adulto nas entregas que os voluntários desta IPSS efetuam semanalmente. Assim, como a solidariedade está no nosso ADN, colocámos mãos à obra e voltámos a reunir dezenas de peças de roupa para adultos, em especial idosos.

Entregámos 4 caixas com roupa que servirão para ajudar os idosos mais carenciados da Póvoa de Santo Adrião e Olival Basto. Fomos, como já é habitual, recebidos pelo Senhor Padre Rui, que nos voltou a receber amavelmente e nos informou o quão importante são, cada vez mais, as dádivas como a que efetuámos no Sábado!

Para a JSD Odivelas, a solidariedade não se pratica só no Natal, nem apenas com os mais jovens! Somos uma organização de juventude, mas somos solidários com todas as gerações.

De recordar que esta é a 3.ª vez, em 3 anos, que contribuímos para o Centro Paroquial da Póvoa de Santo Adrião. Em Dezembro de 2010 entregámos 4 caixas com roupa, em Julho de 2012 entregámos os bens alimentares recolhidos no 1.º Congresso regional da JSD Lisboa AM e agora em Junho de 2013 voltámos a contribuir com 4 caixas de roupa, desta vez direccionada para idosos.

Apelamos a todos os Odivelenses, em especial os Póvoenses e Olival Bastenses, que contribuam com o que puderem para esta importante IPSS, em especial roupa e géneros alimentares!

Como é publicamente conhecido, a JSD Odivelas tem desde há muitos anos, preconizado um projeto solidário junto da comunidade de Odivelas.

Desde há muito que ajudamos várias pessoas de todo o Concelho que realmente necessitam. De toda a Odivelas. Desde Dezembro de 2010 que conseguimos chegar à ajuda em todas as atuais freguesias do Concelho.

E como as pessoas não precisam só no Natal, resolvemos fazer mais uma recolha de roupa e vamos estar hoje na Póvoa de Santo Adrião a entregá-la junto de uma IPSS fundamental tanto na Póvoa como no Olival Basto.

A solidariedade não se apregoa, pratica-se!

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget