Halloween Costume ideas 2015
setembro 2011
18 Anos Odivelas 38º Congresso PSD Actividades Administração Pública Alexandra Costa Ana Catarina Gomes António Costa Antonio Dias António Guterres As histórias de uma terra milenar Assembleia Municipal Odivelas Associações de Estudantes Áutárquicas Banco de Voluntariado Bruno Duarte Bruno Veiga Câmara Municipal de Odivelas Carla Nazareth Carla Sofia Marcelino Castelo de Vide Catarina Silva Comissão Política Comunicação Comunicado Comunicado JSD Odivelas Conselho Municipal da Juventude Crónica Daniela Chaves Daniela Duarte David Castro David Freitas David Pereira de Castro Débora Pereira Diogo Godinho Diogo Sousa Dívida Pública Educação Eleições Autárquicas Élia Capitão Em Kontacto Ensino Secundário Ensino superior Estamos Juntos Europa Falta de Ética Fernando Seara Filipe Moreira Filipe Sanches Finanças Públicas Formação Francisco Sá Carneiro Gabriel Faria Gonçalo Teixeira da Silva Guilherme Duarte Guilherme Prazeres Habita Aqui Hélder Silva Helga Afonso Helga Afonso e Aftab Tayob Inês Abrantes Inês Fonseca Joana Batista João Alcobia João Correas João Correia José Ricardo Dâmaso Jovem Autarca Jovens em Rede JSD JSD Distrital de Lisboa JSD Odivelas Juventude Juventude Social Democrata Liliana Batista Lisboa Manifesta-te Manuel Pereira Marco Almeida Margarida Balseiro Lopes Maria Inês Almeida Maria Luís Albuquerque Marisa Terenas Marta Pinto Mês da Cidadania Activa Mosteiro de Odivelas Nações Unidas NESD Secundário Odivelas ONU Opinião Orçamento para a Juventude Participação Política Partido Social Democrata Partido Socialista Paulo Pinheiro Pedro Cardoso Pedro Passos Coelho Pedro Roberto Pedro Roberto e Filipe Sanches Pedro Santana Lopes Plenário Concelhio Por um PSD mais PPD Portugal Programa Proposta de Recomendação PSD PSD Odivelas Recolha de Bens Regresso às Aulas em Grande Ricardo David Ricardo David e Tiago Duarte Robert Schuman Rodolfo Cardoso Rodrigo Pereira SOS J Tânia Bragança Tatiana Azenha Tiago Gonçalves Duarte Unir o Partido Ganhar o País Universidade de Verão 2017 Universidade de Verão 2018 UV Voluntariado Jovem

A JSD de Odivelas levará a cabo hoje, sexta-feira dia 30 de Setembro, em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Odivelas, uma formação em Suporte Básico de Vida, destinado a jovens munícipes, militantes e não militantes, a partir das 21h nas instalações da referida corporação de Bombeiros.

O Suporte básico de Vida é o conjunto de medidas e procedimentos técnicos que objectivam o suporte de vida à vítima, até à chegada do transporte até o hospital, traçando um padrão para atendimento, tendo como objectivo principal não agravar lesões já existentes ou gerar novas lesões.

A JSD Odivelas, sendo constituída por jovens munícipes com orientação política e acção cívica, entende que este tipo de conhecimentos poderá fazer com que o risco de morte seja menor, através de uma adequada ajuda em caso de emergência. Pretende-se, assim, abranger mais um âmbito e sector da nossa realidade quotidiana: a saúde da população.

Deste modo e tendo em consideração a importância que tem a protecção da vida humana, trata-se também de um âmbito do qual nós, JSD Odivelas, gostaríamos de enriquecer o nosso conhecimento, para sensibilizar a população para esta realidade.

Recordamos que esta é a nossa segunda actividade, este ano, de formação para situações de emergência! Em Julho realizámos uma formação sobre o Plano de Emergência Municipal!

Pelo nono ano consecutivo, através da parceria entre o Instituto Francisco Sá Carneiro, o PSD, o Partido Popular Europeu e a JSD, realizou-se a Universidade de Verão. Trata-se da melhor organização de formação política do país, não só reconhecida por nós, mas por várias personalidades nacionais e internacionais, como um exemplo ímpar a nível europeu.

É uma semana, e não de umas escassas horas, de intenso trabalho, desde a manhã até à noite, contando com aulas com personalidades de reconhecido mérito, actividades de grupo, jantares-conferências e simulações. Desde o Ambiente à Administração do Estado, desde a Cultura à Comunicação, desde a Social-Democracia à Economia, desde a Europa ao Mundo, uma centena de alunos por ano discute a sério todas estas temáticas, aprende a trabalhar em grupo e como intervir. Há várias regras essenciais, mas destaco duas, que são raras neste tipo de formações:

1 - ninguém sai calado! Todos os alunos têm de participar pelo menos uma vez.
2 - Pontualidade. Um dos factores da fraca competitividade do nosso país, é a pouca importância que damos a cumprir horários. Na Universidade de Verão nada começa nem acaba atrasado.

Na edição deste ano, houve personalidades como Prof. Nuno Crato, Dr. Miguel Relvas e o Prof. Vítor Gaspar - e a Senhora Presidente da Assembleia da República, Dra. Assunção Esteves, Mário Soares, ex-Primeiro Ministro e Ex-Presidente da República, Mariano Rajoy, Presidente do Partido Popular Espanhol e futuro Primeiro-Ministro de Espanha, o Director da área de Economia das Alterações Climáticas, Grupo de Energia e Ambiente, no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em Nova Iorque, Eng. Jorge Moreira da Silva, Dr. Manuel de Lemos, Presidente da Confederação Internacional das Misericórdias, o ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros e ex- Comissário Europeu Prof. João de Deus Pinheiro, Dr. Henrique Monteiro, Jornalista e Vasco Graça Moura, escritor e ex-Eurodeputado e o Dr. Tomaz Morais, Seleccionador Nacional de Rugby. Verdadeiramente, um elenco de formadores de luxo!

Este ano quatro membros da JSD Odivelas tiveram a oportunidade pertencer aos cem alunos: o Vice-Presidente Pedro Roberto e os Vogais Filipe Sanches, Tânia Bragança e David Castro. Estes membros da Comissão Política de Odivelas, tiveram oportunidade, como já tiveram eu próprio, Paulo Pinheiro, os Vice-Presidentes Carla Sofia Marcelino e Bruno Duarte, a Secretária-Geral Carla Nazareth e António Dias, de testemunharem activamente esta grande formação essencial ao exercício de uma política mais responsável, mais eficaz e mais ética!

E é isso mesmo que esta actividade de formação política representa: uma melhor Política, uma nova geração de políticos! Mais capacitados, mais conscientes, mais rigorosos, mais informados e mais empenhados. Querer ter mais formação é sinal de evidente noção que a actividade política deve ser sempre feita com a mais elevada responsabilidade para com os representados, tendo sempre em mente o Bem Comum e o Interesse Público. Estarmos cada vez mais capacitados, a vontade que isso aconteça e lutar para que isso seja apanágio e regra na Política é um dever, não um direito.

Desdenhar e rejeitar a formação política já não tem hoje lugar em Política. Já não é um direito, é um dever e isso tem de ser exigido por todos: militantes dos partidos, intervenientes cívicos, todos os cidadãos de bem.

A JSD deu claramente esse sinal, não só com a realização destas nove edições da Universidade de Verão e de outras iniciativas e posições políticas, mas com a revisão dos seus Estatutos no seu último Congresso, quando introduziu a seguinte norma:

ARTIGO 138.º
(Dever de Formação Política)
1. Os membros eleitos dos órgãos executivos nacionais, regionais e concelhios da JSD e todos os eleitos e nomeados da JSD para cargos públicos devem frequentar, no prazo de um ano
após a respectiva eleição ou nomeação, uma formação básica sobre aspectos essenciais do sistema político e da gestão pública.

De referir que a Universidade de Verão nasceu desta necessidade de uma nova geração de políticos com maior exigência ética e de maior responsabilidade social! O grande responsável desta obra, tendo sido sempre o "Reitor" desta Universidade, é o eurodeputado Carlos Coelho, antigo Presidente da JSD! Um homem que sempre lutou para que a formação política de excelência fosse a base de uma nova geração de políticos.

Sinto-me honrado de ter participado na edição de 2008 e de ter sido convidado desde então como Conselheiro desta Universidade! Fazer parte de uma organização de tão elevado valor e importância, ajudando na formação política das novas gerações, encaro como uma grande responsabilidade, e ao mesmo tempo como um privilégio pela confiança em mim depositada.

Liderar e elevar a fasquia através exemplo, é esta a postura da JSD!

Formar para Vencer!

Saber mais para fazer avançar Portugal!

Mais um inicio do ano lectivo, mais um ano com horários JSD!

Reconhecendo a importância
dos jovens, em especial dos estudantes, a JSD Odivelas decidiu celebrar novamente o inicio das aulas marcando presença nas cinco escolas secundárias do Concelho.

Este ano a JSD Odivelas começou a distribuição dos horários e panfletos informativos para o ano lectivo 2011/2012, nas 5 escolas acima referidas, no passado dia 19 de Setembro.

Estivemos, como o fazemos desde 2008, nas 5 escolas do Concelho. Dia 19 simultaneamente na Póvoa de Santo Adrião, Odivelas e Ramada na primeira hora das aulas (8h15). Sexta-feira passada, dia 23 de Setembro de 2011 estivemos nas outras 2 escolas Secundárias do Concelho, Pontinha e Caneças também desde as 8h!

Foram mais de 2.000 estudantes que receberam os novos horários e informação sobre a JSD!

Como esperado, os jovens mostraram-se bastante receptivos o que foi confirmado pela curiosidade em ter os horários e os panfletos que iam sendo distribuídos e pelo reconhecimento dos nossos esforços e preocupações em romper com o afastamentos dos jovens da política.

Mais uma vez, a JSD Odivelas, marcou o inicio do ano lectivo, em grande, demonstrando estar mais próxima dos jovens
, algo que pretende perpetuar com sucesso.

A JSD Odivelas pode hoje afirmar que com estas iniciativas, especialmente nos últimos anos, a maioria dos jovens do Concelho conhecem-nos, sabem que existimos, que estamos sempre perto dos estudantes, dos jovens, de ti!

JSD Odivelas
Sempre ao teu lado!

Na sequência do recente «caso Madeira», em que afinal parece que já devemos (e bem) ter consequências penais e judiciais para os cargos públicos e políticos que cometam actos de gestão danosa, fica a seguinte pergunta:

Pode Sócrates (também) ser PROCESSADO?

Não? Não é igual?? Então não sabemos todos que o Senhor Pinto de Sousa andou a esconder ao país inteiro, incluindo aos Madeirenses, a situação real de Portugal? Ou já se esqueceram todos do balão de oxigénio que foi o fundo de pensões da PT, a venda da dívida pública a países "menos aconselháveis", as PPP's entre outras que só serviram para «tapar buracos» de execução orçamental??

Relembro que o ex-primeiro-ministro islandês está a ser julgado, acusado de ser responsável pela situação de falência desse País em 2008.

Porque é que em Portugal é diferente?

O FMI também entrou em Portugal, foi Sócrates que começou com as medidas de austeridade que afectaram a maioria dos Portugueses (nos PEC's) ! Provavelmente, o Parlamento Português está em falta com um relatório para julgar o ex-primeiro-ministro, responsabilizando-o criminalmente por ter levado o País à bancarrota, como fizeram os Finlandeses!?

Incrível é ninguém pensar nisto! Então mas José Sócrates vai «passar nos intervalos da chuva»?? Se calhar ninguém imagina Sócrates, sentado no banco dos réus, à espera que a justiça portuguesa decida o seu futuro, mas na Islândia, país que entrou em falência em 2008, o ex-primeiro ministro, Geir Haarde, está a ser julgado por um tribunal especial.

E não vale a pena virem já os Socialistas deste país dizer «ah e tal, é diferente...» porque a única diferença é que Sócrates é do PS e Alberto João Jardim é do PSD. E isso muda tudo. Ou alguém me quer tentar convencer que Sócrates tinha tido a postura com Carlos César (Presidente do Governo Regional dos Açores) que Pedro Passos Coelho teve com João Jardim? Nunca!! Todos sabemos da «solidariedade» socialista, ainda que os interesses do país estejam em causa!

O artigo 14.° da Lei n.° 34/87, de 16 de Julho prevê uma pena para quem viole as normas de execução orçamental, porque não se aplica? Há aliás quem defenda que os governantes dos últimos 10 anos deviam ser todos julgados!

Pode demorar 2/3 anos, ter um relatório de 3.000 páginas, ser criada uma comissão especializada (como tanto queria já a «esquerdalha» Portuguesa para Alberto João Jardim), não importa. Se queremos assumir que têm de haver responsabilidades criminais para quem leva o país à falência e como cidadãos interessados, todos devíamos exigir que ex-primeiro ministro de Portugal seja responsabilizado criminalmente pela situação a que deixou chegar Portugal!

É claro que não vai ser fácil «passar» no Parlamento, mas temos de exigir que os deputados por nós eleitos sejam consequentes! Relembro que Pedro Passos Coelho, durante a campanha, foi a primeira voz partidária a falar da responsabilização criminal e civil dos titulares de cargos políticos, principalmente no que diz respeito às derrapagens orçamentais, falando na possibilidade de um alargamento da responsabilidade penal.

A lei já existe, haja coragem para a fazer cumprir!!

No passado dia 17 de Setembro, a JSD Odivelas percorreu as ruas da freguesia da Pontinha com15 jovens militantes. Naquela que é uma bandeira desta estrutura ao nível da política de proximidade, nomeadamente no contacto com as forças vivas do nosso concelho e sobretudo junto de locais de interesse publico. Realizou-se assim a quarta visita às freguesias, tendo já, como é do conhecimento geral, visitado as freguesias de Caneças, Famões e Olival de Basto.

O Roteiro pela freguesia contou com a presença de Rui Teixeira que exerce funções como Vogal na Junta de Freguesia da Pontinha; Marco Pina, Presidente do Núcleo do PSD da Pontinha e da Assembleia de Freguesia da Pontinha, bem como da companheira Daniela Duarte, autarca eleita na assembleia de freguesia da Pontinha.

Como nota introdutória, o professor e historiador Jorge Martins, autor da obra “A história da Pontinha e a “Alegre história de Odivelas”, abordou a perspectiva histórica da freguesia referindo brevemente a evolução da Pontinha no tempo e no espaço geográfico. Posteriormente assinalou os locais com maior teor histórico como o edifício “velho mirante“ com mais de 100 anos. A escola Agrícola da Paiã, uma vez que tem aliciado bastantes jovens para a prática de actividades agrícolas. O quartel do Regimento da Engenharia nº1 tem também de enorme relevo uma vez que foi neste posto de comando que se iniciou a revolução dos cravos.

Nesta manhã quente de Setembro visitámos também o Grupo Recreativo e Cultural Presa / Casal do Rato onde estivemos reunidos com o presidente da colectividade, Sr. Vítor Maniche que explicou como se fundou o clube e toda a sua evolução. Em traços gerais, pedimos-lhe que descrevesse quais as principais dificuldades do clube, tendo em conta a actual conjuntura. Foram identificados os poucos apoios que têm da CMO, com excepção dos provenientes do PADO, sem esquecer algumas carências ao nível logístico (Campo para treinos, transporte, etc.) Um desses principais problemas que foram referidos foi a indisponibilidade de horários do pavilhão Casal do Rato para que os jovens possam treinar imediatamente depois do horário de aulas e antes da hora de jantar.

Seguiu-se a visita às instalações do clube bem como ao pavilhão do Casal do Rato construído recentemente. Visitámos ainda as instalações de um dos agrupamentos de Escoteiros de Portugal, o Grupo 199, com o Chefe Vítor Simas. Tivemos acesso a alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos jovens e contactámos com uma realidade de um grupo que alberga diversas iniciativas e actividades e onde a dinâmica parece ser a palavra-chave do sucesso.

Continuando a percorrer a freguesia, dirigimo-nos às instalações do Clube Tenente Valdez. A construção do relvado sintético tem dado maior dinâmica ao clube e ao concelho na vertente desportiva. Este clube permite que muitas crianças e jovens de diversos escalões pratiquem desporto apesar de possuir apenas a modalidade de futebol de 11.

Para terminar o roteiro, visitámos o pinhal da paiã, tendo especial atenção ao Parque Aventura, recentemente inaugurado. Congratulamos a obra feita num local que parece ser ideal para a prática desportiva, actividades lúdicas e não só do desporto radical.

No entanto constatámos que existem alguns problemas no Parque Aventura. O valor de 10€ de entrada para o percurso de duração de apenas 10 minutos revela-se bastante elevado, especialmente tendo em atenção a população em redor, para além da pouca divulgação junto do público-alvo que eventualmente poderia suportar este montante.

Uma maior qualificação do pinhal será de extrema importância para que o parque adquira também maior visibilidade.

Foi recentemente publicado o debate sobre a Criminalidade e a (In)Segurança na juventude, realizado no passado dia 21 de Junho de 2011 no rescaldo de um episódio de violência na esquadra da PSP de Odivelas e em que a JSD Odivelas foi (bem) representada pela companheira Helga Afonso.

Podes ver aqui este debate na íntegra.

Uma curiosidade deste debate foi a constatação publicamente por parte da Odivelas TV da representatividade da JSD Odivelas nos orgãos Municipais em detrimento de outras juventudes partidárias, destacando-se também por esse motivo!

Como habitual, listamos abaixo os debates em que a JSD Odivelas já participou
, no âmbito do VOXX XXI e que já estão disponíveis online:

"A Criminalidade na Juventude"(Participante: Helga Afonso)
"Os Programas Eleitorais"(Paulo Pinheiro)
"A Intervenção Externa: Consequências" (Bruno Duarte)
"Imigração - parte I" (Tânia Bragança)
"Imigração - parte II"
"Geração Rasca, Geração à Rasca - parte I" (Paulo Pinheiro)
"Geração Rasca, Geração à Rasca - parte II"
"Emprego Jovem - parte I" (Paulo Pinheiro)
"Emprego Jovem - parte II"
"Comportamentos de Risco - parte I" (Daniela Duarte)
"Comportamentos de Risco - parte II"
"A Justiça - parte I" (Ana Isabel do Rosário)
"A Justiça - parte II"
"Os Poderes do Presidente da República - parte I" (Carla Sofia Marcelino)
"Os Poderes do Presidente da República - parte II"
"A sustentabilidade da Segurança Social" (João Almeida e Costa)
"Conselhos Municipais" (Carla Sofia Marcelino)
"Jovens Empreendedores" (Bruno Duarte)
"Portugal. A pátria" (Paulo Pinheiro)
"As Mulheres na política" (Alexandra Costa)
"Quando saio de casa" (Marco Almeida)
"Os Jovens e a Europa" (Carla Sofia Marcelino)
"Terminei o 12. ano. E agora, que futuro?" (David Castro)
"Ambiente e energia" (Pedro Roberto)
"Habitação" (Bruno Duarte)
"Emprego" (Paulo Pinheiro)
"Afastamento dos jovens da politica" (Marco Almeida)

Mais uma vez agradecemos à Odivelas TV a publicação dos debates, o que reforça a importância da juventude neste Concelho e permite demonstrar a todos os jovens Odivelenses que a política jovem existe, tem opinião e, pelo menos da parte da JSD Odivelas, tem propostas!

A semana passada e a presente marcam o regresso à escola para milhares de estudantes no concelho de Odivelas.

Nesse sentido, e no âmbito da campanha “Acorda: Portugal precisa de ti”, lançado pela JSD a nível nacional, a JSD Odivelas iniciou hoje a distribuição de horários escolares em 3 escolas secundárias do Concelho, nas freguesias da Póvoa de Santo Adrião, Odivelas e Ramada.

A iniciativa que se tem vindo a repetir todos os anos, decorreu entre as 7h50 e as 8h30 e foi um sucesso. Em menos de 30 minutos foram distribuídos todos os horários!

Até ao final da semana a JSD estará presente nas restantes escolas Secundárias do Concelho, garantindo que todas as escolas do Concelho serão abrangidas! Em breve será publicado um post com as fotos da referida distribuição.

Notamos que, durante duas semanas, esta campanha percorrerá todos os distritos de Portugal continental, num total previsto de mais de 500 escolas, com uma mensagem de apelo à participação cívica, lembrando aos estudantes as formas como podem participar activamente na vida do seu local de ensino.

Os jovens da JSD a nível nacional que se deslocarão às escolas para promover esta campanha, irão também aproveitar a oportunidade para recolher informações sobre o início do ano lectivo, problemas na sua escola e sugestões da comunidade escolar para melhorar a qualidade do ensino no nosso país.

No final
da campanha será feito um Relatório de Avaliação do estado do ensino que, juntamente com algumas propostas que visam reformar o ensino em Portugal, será entregue por Duarte Marques - Presidente da JSD, ao Ministro da Educação, Nuno Crato.

Vê mais aqui.

O projecto Roteiro de Proximidade, iniciado em Março de 2011 pela JSD Odivelas, «volta à estrada» novamente já amanhã! Depois de termos visitado as freguesias de Famões, Olival Basto e Caneças, o projecto mantém-se activo!

A JSD Odivelas continua a visita às freguesias do concelho de Odivelas, estando no próximo Sábado na Pontinha.

A JSD Odivelas defende uma política de proximidade com os eleitores de todas as freguesia do concelho de Odivelas, elevando assim a responsabilidade dos seus eleitos nos respectivos órgãos autárquicos.

Rui Teixeira e Marco Pina, vogal do PSD na Junta Freguesia da Pontinha e Presidente do núcleo do PSD da Pontinha, respectivamente, e Daniela Duarte, da JSD e da bancada do PSD na Assembleia de Freguesia da Pontinha serão os nossos guias na visita à freguesia.

Junta-te a nós no Sábado a partir das 09h30 junto à Pastelaria São Jorge e vem conhecer connosco a realidade desta freguesia.

Para quem possa não conhecer tão bem, a Pastelaria/café São Jorge fica na Praça São João, rua da papelaria Joaninha, ao lado da escola primária n.º 1 da Pontinha, perto do parque de estacionamento do restaurante Novo Edmundo na Praça Dr. Hermínio Estrela.

JSD Odivelas
Sempre próximo de ti

"A educação em Portugal é um crime de «lesa-juventude»:
Com a fantasia do ensino dito «inclusivo», têm lá uma data de gente que não quer estudar, que não faz nada, não fará nada, nem deixa ninguém estudar. Para que é que serve estar lá gente que não quer estudar? Claro que o pessoal que não quer estudar está lá a atrapalhar a vida aqueles que querem estudar. Mas é inclusiva.... O que é inclusiva? É para formar tontos? Analfabetos?"

A citação acima foi retirada de uma entrevista a Medina Carreira, no ano passado sobre o que se passa actualmente nas escolas (principalmente públicas) Portuguesas.

Perante o arranque de um novo ano lectivo na maioria das escolas de Portugal, é de facto urgente mudar o estado da Educação, o estado das coisas,e é por isso que as recentes medidas tomadas pelo Ministro da Educação, são de louvar!

Sabemos que o antigo Primeiro-Ministro estava habituado a desvalorizar a importância do estudo, do rigor, da competência, mas não podemos continuar com este esteriótipo:



Medina Carreira acrescentou: "Os exames são uma vergonha. Você acredita que num ano a média de Matemática é 10, e no outro ano é 14? Acha que o pessoal melhorou desta maneira? Por conseguinte a única coisa que posso dizer é que é mentira! Está-se a levar a juventude para um beco sem saída. Esta juventude vai ser completamente desgraçada! .... Porque sem pôr disciplina na escola, não lhe interessa os professores. Quer grandes professores? Eu também, agora, para quê? Chegam lá os meninos fazem o que lhes dá na cabeça, insultam, batem, partem a carteira e não acontece coisa nenhuma. Vale a pena ter lá o grande professor? Ele não está para aturar aquilo... Portanto tem que haver uma agenda para a Educação."

O que o Ministro Nuno Crato está a fazer é isso mesmo, criar uma agenda para a Educação, devolver às escolas a sede de aprendizagem em vez de lhes dar «autonomia» como tanto gostavam de enunciar os Socialistas!

Venha a mudança!

Actualmente, vive-se para comer em detrimento de comer para viver. Esta alteração de hábitos traduz-se na maior epidemia do século XXI. Aos hábitos alimentares incorrectos acresce ainda o sedentarismo e inactividade física.

Os resultados do último Inquérito Nacional de Saúde, entre 2005 e 2006 demonstraram que em todas as idades a percentagem de obesos cresceu de forma significativa em comparação com o anterior inquérito realizado em1998/99.

Sabe-se actualmente, que metade da população Portuguesa sofre de excesso de peso. Este caracteriza-se por um IMC (índice de massa corporal) elevado,> 25 kg/m2 podendo atingir a obesidade quando o IMC é superior a 30kg /m2.

A obesidade não é apenas um problema estético mas uma doença crónica, com enorme prevalência nos países desenvolvidos, atinge homens e mulheres de todas as etnias e de todas as idades, reduz a qualidade de vida e tem elevadas taxas de morbilidade e mortalidade. É importante salientar que a obesidade acarreta múltiplas consequências graves para a saúde.

Um das principais causa defendidas pela JSD tem sido os comportamentos de risco, englobando exaustivas análises e debates entre a juventude acerca de hábitos alimentares incorrectos e estilos de vida sedentários.

A JSD, atenta aos problemas da juventude portuguesa, prima mais uma vez pela diferença com mais uma acção que pretende “alertar” não só os jovens mas a sociedade para importância da destes no desporto.

Foi então lançada actualmente uma petição pública, que pretende alertar TODOS OS PORTUGUESES para a valorização do jovem atleta, tentando através de um debate na assembleia da república encontrar melhores condições e soluções para os problemas pelos quais passam os jovens atletas.

A petição pode ser lida e assinada clicando no seguinte link:
http://www.peticaopublica.com/?pi=P2011N13333

Apela-se a todos os leitores que assinem esta petição. São os jovens portugueses que sairão beneficiados, mas acima de tudo Portugal.

Lembro-me perfeitamente de chegar a casa às 13h para almoçar (ainda estudante), começava o dia em NY, e assistir em directo à segunda colisão nas Torres Gémeas, na RTP 1!

O impensável aconteceu. Ainda hoje é impressionante o que se passou. Foi de facto chocante, mas melhor do que eu possa falar sobre este ataque terrorista, deixo-vos duas excelentes reportagens do horror deste dia (em Inglês - se tiverem problemas em ver os vídeos directamente no blog carreguem na opção "watch on youtube"):





Que ninguém se esqueça o que o extremismo terrorista pode causar!

Universidade de Verão,
3 de Setembro de 2011

Companheiros e amigos,
Mais um dia de grande trabalho.

O dia começou com às 10:00h com uma aula com o Ministro da Finanças, Doutor Vítor Gaspar, que nos brindou com uma sessão sob o tema “Há uma saída para a crise”. Explicou o início da crise global e o papel da política em tempos de crise.

O Ministro das Finanças apresentou a arquitectura Europeia em 3 pontos: A soberania que cada estado membro tem pela função da sua política fundamental; A cláusula da não responsabilização do estado membro pelos outros estados membros; e a Não existência da possibilidade de banca rota de um Estado soberano.

Referiu que “esta é a geração mais bem preparada que Portugal já produziu, uma geração bem treinada com critérios exigentes que não era pedida no meu tempo.” Salientou que é fundamental que todos juntos encontremos o nosso caminho.

Pela primeira vez em 9 anos a UV organizou um almoço conferência com o Dr. António Barreto que apresentou o seu ponto de vista sobre a revisão constitucional. Barreto referiu que a revisão constitucional de 1976 foi a que ajudou a ultrapassar a crise dessa época. Disse que é urgente uma nova constituição que seja bastante diferente da actual.

A actual constituição impede as políticas e reformas concretas e contraria muitas outras medidas, condiciona o governo e as novas gerações e transforma os debates políticos a favor da nova constituição. António Barreto salientou que “é urgente escrever uma constituição para todos, uma constituição universal.”

Neste almoço, eu própria intervi perguntando como será a evolução da PORDATA, empresa liderada pelo orador. António Barreto respondeu que até ao final deste ano a PORDATA terá o estudo pormenorizado de como vivem os portugueses a nível distrital e brevemente a nível de freguesias.

Á tarde, deu-se inicio aos exercícios de simulação de Assembleia com os júris e avaliadores Deputado Europeu Dr. Carlos Coelho e Dr. Pedro Duarte. Os 10 grupos tiveram oportunidade de ser uma vez governo e duas vezes oposição.

Os temas em discussão foram os seguintes:
- Legalização da Eutanásia;
- Reformular o rendimento social de inserção;
- Limitação da circulação de viaturas alimentadas a combustíveis fosseis;
- Reforço da prestação de serviço comunitário por reclusos;
- Fim dos feriados religiosos;
- Adopção por casais do mesmo sexo;
- Fixar constitucionalmente o limite do défice do orçamento do estado;
- Criação de um programa de incentivo a natalidade;
- Promoção e apoio ao 1º emprego dos jovens; e
- Reformulação das políticas de controlo da imigração.

Da JSD Odivelas, o companheiro Pedro Roberto representou a oposição no tema da “adopção por casais do mesmo sexo”. No governo como Ministro, David Castro defendeu a “Promoção e apoio ao 1º emprego dos jovens”.

O dia terminou com o jantar com o Dr. Tomaz Morais, seleccionador da equipa nacional Portuguesa de râguebi, que abordou o tema da importância da motivação nos grupos e as questões da liderança. No inicio do jantar deu-se a leitura de um poema de Mário Sá Carneiro lido pelo David Castro. A terminar, o companheiro Filipe Sanches teve a honra de fazer o brinde ao seleccionador nacional, um brinde que foi considerado dos mais originais da UV deste ano. No final do jantar tivemos a oportunidade de tirar uma foto com o convidado.

O dia terminou em convívio entre os alunos, ex-alunos e organização da UV no centro da vila, desfrutando do excelente ambiente que se vivia na feira medieval e no já mítico bar JM, num momento de muita animação e descontracção.

Foi finalmente publicado o debate sobre a Geração à Rasca realizado no passado dia 2 de Abril de 2011, em que a JSD Odivelas foi representada pelo nosso Presidente, Paulo Pinheiro.



Recordamos que este debate se realizou no rescaldo da manifestação da "Geração Deolinda" por todo o país, ainda durante o mandato do anterior Governo que teimava em não entender



Para veres o debate na íntegra é só carregares nos links abaixo:



- Geração Rasca, Geração à Rasca – Parte I

- Geração Rasca, Geração à Rasca – Parte II



Agradecemos ao Odivelas TV a publicação deste debate e exortamos à publicação de outro debate VOXX XXI que está ainda por publicar!

Listamos abaixo os debates em que a JSD já participou, no âmbito do VOXX XXI e que já estão disponíveis online:

"Os Programas Eleitorais"(Paulo Pinheiro)

"A Intervenção Externa: Consequências" (Bruno Duarte)

"Imigração - parte I" (Tânia Bragança)

"Imigração - parte II"

"Geração Rasca, Geração à Rasca - parte I" (Participante: Paulo Pinheiro)

"Geração Rasca, Geração à Rasca - parte II"

"Emprego Jovem - parte I" (Paulo Pinheiro)

"Emprego Jovem - parte II"

"Comportamentos de Risco - parte I" (Daniela Duarte)

"Comportamentos de Risco - parte II"

"A Justiça - parte I" (Ana Isabel do Rosário)

"A Justiça - parte II"

"Os Poderes do Presidente da República - parte I" (Carla Sofia Marcelino)

"Os Poderes do Presidente da República - parte II"

"A sustentabilidade da Segurança Social" (João Almeida e Costa)

"Conselhos Municipais" (Carla Sofia Marcelino)

"Jovens Empreendedores" (Bruno Duarte)

"Portugal. A pátria" (Paulo Pinheiro)

"As Mulheres na política" (Alexandra Costa)

"Quando saio de casa" (Marco Almeida)

"Os Jovens e a Europa" (Carla Sofia Marcelino)

"Terminei o 12. ano. E agora, que futuro?" (David Castro)

"Ambiente e energia" (Pedro Roberto)

"Habitação" (Bruno Duarte)

"Emprego" (Paulo Pinheiro)

"Afastamento dos jovens da politica" (Marco Almeida)

Universidade de Verão,

2 Setembro, 5:22 AM (Quarto 228)



Companheiros e amigos,



No debate desta manhã: “ Os Media: Analisar informações ou explorar sentimentos?” em que os oradores foram o Dr. Henrique Monteiro e o Dr. Vasco Graça Moura, aprendemos que nem tudo o que é publicado na imprensa é informação e que por vezes a comunicação é errada com o objectivo de gerar dinheiro, share e audiência, também por culpa dos grupos económicos que estão por detrás destes meios. Neste Tema pude intervir (Pedro Roberto) sobre uma problemática que me merece comentário nos Media: O Binómio Informar vs Sobreviver que assola os meios de comunicação actualmente.



À Tarde, fomos brindados com uma aula dada pela nossa actual Presidente da Assembleia da República, Dra. Assunção Esteves, sobre “ Ser social-democrata no Século XXI”. A convidada apresentou uma palestra emotiva expressando a sua opinião sem tabus mostrando mais uma vez a pluralidade que o nosso Partido demonstra. Referiu que “ Hoje ser social-democrata é estar preparado para o inesperado!”, nomeadamente para formarmos novos paradigmas, uma nova concepção de poder e essencialmente o grande desafio da integração.



No Jantar-Conferência, contámos com a presença do Dr. Mário Soares, Ex. Presidente da República e fundador do Partido Socialista que veio responder às questões de alguns dos Alunos. Uma prova clara! da abertura que o PSD e a JSD têm hoje na esfera política. O Grupo de Trabalho da Companheira Tânia Bragança teve a honra de se sentar na Mesa da Presidência ao Jantar e poder trocar algumas ideias com os ilustres presentes.



EM DESTAQUE:

A apresentação do trabalho de Grupo por parte do Companheiro Filipe Sanches com o tema “ Política, Cidadania e Saúde Democrática” com rasgados elogios do reitor para a sua equipa como a melhor apresentação da tarde.



O Poema “ Armadura” de António Feijó recitado pelo Companheiro Pedro Roberto, durante o jantar, dedicado ao orador da noite e à cidade de Castelo de Vide, pela organização da sua Feira Medieval anual.



A rubrica escrita pelo Companheiro David Castro no Jornal Juv e que saiu na capa da sua última edição.



Deixamos por fim, uma nota final ao nosso Presidente da JSD Odivelas e Conselheiro da Universidade de Verão, Paulo Pinheiro, pelo apoio que tem dado às equipas, mas sobretudo pela disponibilidade que demonstra perante os alunos.



Até já!


Ao terceiro dia de trabalho da Universidade de Verão da JSD/PSD, dia 1 de Setembro de 2011, nem vos vou dizer as horas para não vos assustar, o cansaço acumula-se mas a aproximação do final provoca uma vontade de trabalhar mais para concluir em grande!



As aulas começaram as 10:00 em ponto, como sempre, com o objectivo de abordarmos o tema: Falar Claro... Carlos Coelho e Rodrigo Moita de Deus deram o exemplo, falaram tão claro que a expressão “A comunicação não é um exercício de elegância, é um exercício de eficiência.” foi levada à letra, extremamente eficientes mas souberam juntar a elegância. Durante a aula, Vários subtemas foram abordados, sempre em parelha, entre os quais: comunicação na politica, cautelas para uma conferência de Imprensa, novas linguagens e, por fim, 15 conselhos para falar em público.



Após um almoço volante, ocorreu a Assembleia Extraordinária, em que os actores principais foram os alunos. O objectivo principal consistia na apresentação de propostas de reforma do sistema eleitoral por parte dos grupos Uvianos em que se destacou o companheiro Filipe Sanches na apresentação da proposta do seu grupo.



Logo de seguida tivemos um dos momentos mais esperados da semana, aula com Mariano Rajoy, candidato a primeiro-ministro espanhol e figura máxima do PPE. Um discurso muito virado para a Europa o iberismo e o mundo actual, afirmou que “Juntos seremos mais forte que separados” e entende que a despesa tem que ser o primeiro ponto de trabalho de um governo. Ainda em relação a esta intervenção, o jornal juv, destaca uma opinião de David Castro logo na primeira página do jornal.



Já durante a noite e após o jantar surge um grande momento de cultura com a descoberta de um talento do fado, uma aluna da UV e apaixonada pelo fado teve a possibilidade de cantar com o grande Mestre António Chainho numa noite recheada de cultura, fado e boa disposição.



Para fechar o dia, o nosso companheiro Pedro Roberto e o seu grupo tiveram a compensação de extrema criatividade ao alcançarem o primeiro lugar da gala dos bonecos da UV (que nos acompanham como identificação de grupo) e fecharem assim um dia em beleza.



Após o resto da noite a produzir para o que ai vem, o descanso surge quanto mais não seja por umas horitas…



Amanhã há mais…

31 de Agosto de 2011,



2º dia de trabalhos da 9º edição da Universidade de Verão.



O dia começou com o Dr. Miguel Relvas que apresentou o tema “Reformar o Estado: Uma prioridade Nacional”. Na sua abordagem o Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares referiu a importância da mudança, da redução de vereadores municipais e da reforma da lei das autarquias locais. Miguel Relvas reforçou que “é tempo de fazer muito, com pouco … nós acreditamos na mudança, queremos ver de frente a montanha … é com coragem que temos de enfrentar o futuro.”



Depois de duas horas de conferência seguiu-se o almoço. Às 14:30 deu-se início a sessão da tarde com o Professor Doutor João de Deus Pinheiro com o tema “ A Europa no Mundo” que abordou a evolução da Europa e dos países da UE, das dificuldade da Europa de antigamente em relação a Europa de hoje a que chamou a “Europa do bem-estar”.



O Prof. Dr. João de Deus Pinheiro salientou a importância do empreendorismo, das mobilidades e das fragilidades do Mundo que estão a afectar a Europa, referindo “ o problema ou se resolve connosco ou não se resolve e ai teremos de ser mais empreendedores”. Terminada a sessão de duas horas e meia, os grupos reuniram-se para elaborar os trabalhos para as assembleias.



O dia terminou com um jantar com o ilustre convidado Engenheiro Ângelo Correia que conferenciou durante duas horas onde abordou a situação económica do país, bem como a falta de estratégia das empresas a nível nacional e internacional. Reforçou que o actual governo tem o melhor programa feito até hoje por ser lúcido e transparente. O gestor de empresas referiu que é necessário Portugal pensar e planear um Estado forte, pois só planeando é que terá Futuro. Reforçando que não se pode pensar a curto prazo, é necessário fazer planos para longo prazo, através da formação de excelência das instituições e de institutos preparados, para receber estudantes vindos de fora.



Por fim apresentou 5 ideias as quais considera fundamental para a evolução da economia, que são: novo modelo de produção; conceito competitivo em Portugal; diferentes estímulos; ciência e inovação; internacionalização e diplomacia.



Terminou assim mais um dia de trabalhos da UV 2011. Passo a palavra ao meu próximo companheiro.

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget