Halloween Costume ideas 2015
dezembro 2009
18 Anos Odivelas 38º Congresso PSD Actividades Administração Pública Alexandra Costa Ana Catarina Gomes António Costa Antonio Dias António Guterres As histórias de uma terra milenar Assembleia Municipal Odivelas Associações de Estudantes Áutárquicas Banco de Voluntariado Bruno Duarte Bruno Veiga Câmara Municipal de Odivelas Carla Nazareth Carla Sofia Marcelino Castelo de Vide Catarina Silva Comissão Política Comunicação Comunicado Comunicado JSD Odivelas Conselho Municipal da Juventude Crónica Daniela Chaves Daniela Duarte David Castro David Freitas David Pereira de Castro Débora Pereira Diogo Godinho Diogo Sousa Dívida Pública Educação Eleições Autárquicas Élia Capitão Em Kontacto Ensino Secundário Ensino superior Estamos Juntos Europa Falta de Ética Fernando Seara Filipe Moreira Filipe Sanches Finanças Públicas Formação Francisco Sá Carneiro Gabriel Faria Gonçalo Teixeira da Silva Guilherme Duarte Guilherme Prazeres Habita Aqui Hélder Silva Helga Afonso Helga Afonso e Aftab Tayob Inês Abrantes Inês Fonseca Joana Batista João Alcobia João Correas João Correia José Ricardo Dâmaso Jovem Autarca Jovens em Rede JSD JSD Distrital de Lisboa JSD Odivelas Juventude Juventude Social Democrata Liliana Batista Lisboa Manifesta-te Manuel Pereira Marco Almeida Margarida Balseiro Lopes Maria Inês Almeida Maria Luís Albuquerque Marisa Terenas Marta Pinto Mês da Cidadania Activa Mosteiro de Odivelas Nações Unidas NESD Secundário Odivelas ONU Opinião Orçamento para a Juventude Participação Política Partido Social Democrata Partido Socialista Paulo Pinheiro Pedro Cardoso Pedro Passos Coelho Pedro Roberto Pedro Roberto e Filipe Sanches Pedro Santana Lopes Plenário Concelhio Por um PSD mais PPD Portugal Programa Proposta de Recomendação PSD PSD Odivelas Recolha de Bens Regresso às Aulas em Grande Ricardo David Ricardo David e Tiago Duarte Robert Schuman Rodolfo Cardoso Rodrigo Pereira SOS J Tânia Bragança Tatiana Azenha Tiago Gonçalves Duarte Unir o Partido Ganhar o País Universidade de Verão 2017 Universidade de Verão 2018 UV Voluntariado Jovem

No passado dia 19 de Dezembro de 2009, à noite, realizou-se mais um mega-evento organizado pela JSD Odivelas que contou com mais de 50 jovens social-democratas!

No referido sábado realizou-se o habitual jantar de Natal da JSD de Odivelas, tendo este ano sido em Caneças. O convívio e a partilha que se viu ao longo da noite demonstrou a união e a força de uma jota que saiu reforçada nos seus objectivos e no interesse de ajudar a desenvolver o Concelho de Odivelas.

O trabalho e o empenho de um ano cheio de actividades e emoções permitiram a confraternização de uma JSD que cada vez mais ganha o seu espaço próprio. Espaço este que se verifica pelo empenho no trabalho que fomos desenvolvendo ao longo do ano, assim como ao longo da animada noite.
Um agradecimento a todos os empregados do restaurante que tiveram um desempenho exemplar, muita simpatia e alegria ao longo do jantar.

Especial agradecimento à presença de vários representantes de várias secções do distrito de Lisboa da JSD, que deram um apoio importante ao nosso trabalho.

A festa continuou, bem animada e até às tantas, na secção B de Lisboa.

Ocorreu no passado dia 19/12, em Conselho Distrital da JSD de Lisboa na sede do PSD, as eleições para o órgão de Jurisdição de 1ª Instancia da JSD de Lisboa e para os Delegados da AML.

No que concerne às eleições para o órgão de Jurisdição, apresentou-se como cabeça da lista única, o Companheiro Hugo Valadas. Esta foi uma vitória que procura sem dúvida ganhar uma geração, com base na imparcialidade, justiça e colaboração. Ao companheiro Hugo Valadas os maiores e sinceros Parabéns da Secção de Odivelas e os votos de um excelente trabalho.

Para os Delegados a AML pela JSD Distrital de Lisboa, também por lista única, a Secção de Odivelas apresentou como nomes directamente eleitos os companheiros:

Helder Filipe
Tânia Bragança
João Correia
Daniela Duarte
Liliana Batista
David Freitas
Helga Afonso

Relembramos que já anteriormente no passado dia 3/12, no resultado das Eleições para a Distrital do PSD de Lisboa, onde o companheiro Carlos Carreiras venceu em Odivelas com 80% dos votos e no total do distrito com 67%, também a JSD Odivelas tinha elegido pela Lista A da Secção de Odivelas a Delegados para a AML os companheiros:

Marco Almeida
Aftab Tayob
Paulo Pinheiro
Pedro Roberto
Bruno Duarte
Carla Marcelino
Carla Nazarth

A todos os eleitos pela a JSD Odivelas, a promessa da dedicação total na defesa dos interesses dos jovens e na melhoria da qualidade politica nos fóruns competentes.

Realizou-se no passado Domingo, dia 20 de Dezembro nova iniciativa da JSD Odivelas, intitulada Juventude Solidária.

Desta vez com dois significados muito importantes, que nós, jovens, não deixamos passar em branco.

Em primeiro lugar porque estando em plena época Natalícia e sendo esta uma época especial para todas as famílias, principalmente para as crianças, não podíamos deixar de dar o nosso contributo. Em segundo lugar, a JSD conhece de perto as dificuldades destas pessoas, que vivem em condições degradadas e mesmo desumanas, no Bairro Cassapia - Olival Basto, no Concelho de Odivelas.

Confrontámo-nos novamente com esta realidade (já o tinhamos feito no verão), que muitas pessoas (e algumas com muitas responsabilidades) preferem ignorar. A JSD passou a tarde de Domingo neste Bairro de Odivelas com os moradores e todas as crianças que nele habitam, onde pudemos falar e principalmente ouvir todos, tendo sido muito bem recebidos e fazendo sorrir as crianças que ali moram.

Numa iniciativa inédita e vestidos a rigor, cerca de 20 jovens sociais-democratas presentearam todas as crianças que marcaram presença.

A tarde foi passada com muita diversão e sobretudo felicidade, principalmente para as crianças e para a JSD Odivelas, pois mais uma vez marcarmos a diferença no dia destas pessoas.

De notar que contámos com a colaboração do núcleo do PSD do Olival Basto, tendo o pai-natal e as mães-natais, devidamente identificados, entregue brinquedos e material escolar a todas as crianças moradoras neste bairro.

O Bairro da Cassapia é, de facto, um dos bairros mais pobres do Concelho, sem as condições básicas mínimas aceitáveis e onde os moradores vivem muitas dificuldades a nível económico e social.

É importante todos mobilizarmo-nos para estas iniciativas, pois a ajuda de todos, é fundamental para a sobrevivência e a felicidade destas famílias.

A JSD Odivelas orgulha-se de promover e conduzir iniciativas como estas, que ultrapassam a política, e incidem sobre o mais importante, que são as crianças, o nosso futuro.




JSD Odivelas,
Sempre ao teu lado,
Sempre ao lado dos que mais precisam!

A verdadeira caridade não é dar o necessitado, é evitar que haja necessitados!

Sempre conscientes deste mote, a JSD Odivelas vem renovar o projecto JSD Odivelas: Juventude Solidária! Como é nosso hábito, voltamos em 2009 a fazer uma campanha de Solidariedade, desta vez próximo deste tempo mágico do Natal!

A Solidariedade é, para muitos, um dos modos de estar na vida. Daí que, para a JSD Odivelas, o projecto Juventude Solidária, vá além da fronteira do intuito meramente político e seja algo que faz parte do que somos enquanto cidadãos e cidadãs.

Desta feita, amanhã, dia 20 de Dezembro pelas 15h30, no bairro da Cassapia na freguesia do Olival Basto juntamente com o núcleo do PSD do Olival Basto vamos fazer uma entrega de material escolar e brinquedos a várias crianças carenciadas deste bairro.

De notar que as ofertas foram cedidas e adquiridas por nós próprios, jovens social-democratas do Concelho, e ainda contámos com a ajuda de outros jovens não militantes, sensibilizados pela ideia!


Recordamos que já, este ano, realizámos uma iniciativa, no Concelho, no âmbito deste projecto, tendo levado a cabo uma campanha de entrega de roupa em Abril, por altura das comemorações do 35.º aniversário do 25 de Abril no Centro Comunitário Paroquial de Famões.

Para nós a solidariedade não é um fim, é uma causa! Pratica-se, não se exerce!

A Solidariedade faz parte do nosso ADN. Não nos arrogamos de sermos defensores titulares das questões sociais, demonstramo-lo na prática! Assim e pela segunda vez no mesmo ano, vamos realizar um iniciativa de Solidariedade no Concelho de Odivelas!


JSD Odivelas,

Sempre ao lado dos jovens,

Sempre ao lado dos que mais precisam!



A cimeira de Copenhaga termina já amanhã, sexta-feira, e todos esperamos que com resultados positivos para o planeta, um acordo entre países mais desenvolvidos e menos desenvolvidos!

Habitualmente não nos revemos no comportamento desta organização, mas desta vez destacamos a recente campanha da Greenpeace onde mostra vários líderes mundiais, em 2020, arrependidos por não terem feito nada para travar as alterações climáticas. "Peço desculpa. Podíamos ter travado alterações climáticas catastróficas mas não o fizemos".

Nós, JSD Odivelas, esperamos que estes anúncios prevejam um futuro errado. Nós acreditamos que ainda há tempo para mudar o futuro. Para tal, é preciso que se alcancem acordos justos, ambiciosos e talvez mesmo vinculativos, de modo a salvar o planeta!

Esperemos que em Copenhaga se atingam desafios que promovam seriamente a efeciência energética e as energias verdes!

Foi ontem, sobre a égide do companheiro e Vice-Presidente da JSD Odivelas, Paulo Pinheiro, que a JSD Odivelas apresentou na Assembleia Municipal de Odivelas, a declaração política que a seguir se transcreve:


DECLARAÇÃO POLÍTICA

Geração Futuro – Educação no Séc. XXI

Para a JSD e para o PSD a Educação deve assentar em três conceitos fundamentais, tendo como premissas o seu acesso universal e de ser base essencial para o desenvolvimento de um país: exigência, excelência e mérito. E à semelhança do que acontece na construção de uma casa, também na Educação é imperioso aferir da qualidade dos seus pilares.

As recentes medidas de alteração no Ensino Português poderiam fazer pensar que os jovens permanecessem mais tempo nos estabelecimentos de Ensino e que atingissem um nível de formação adequado às necessidades do país. Porém, as mudanças a que temos assistido na presente legislatura e principalmente na anterior, têm conduzido à promoção de um Ensino negligente, facilitista e estéril.

Com o actual panorama educativo nacional, enganam-se os jovens, os pais, o sistema educativo e afundamos o futuro do que de melhor Portugal tem - a competência educacional dos seus cidadãos. No futuro, os Portugueses, e não apenas os que agora saem das escolas, irão pagar esta pesada factura.

A fraca e deficitária aposta que o nosso país tem feito na Formação e na Educação faz-nos perder competitividade de ano após ano. Está-se a burocratizar demasiado o Ensino e cada vez a ensinar menos aos alunos!

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, 30% dos jovens licenciados não têm emprego, o valor mais elevado de sempre. Isto deve-se, essencialmente, porque Portugal apresenta um fraco dinamismo económico e uma oferta de pessoas em vida activa com formação desaquada às reais necessidades do país.

As empresas não têm a possibilidade de recrutar jovens com formação diferenciada e perfis complementares, pois não se investiu o suficiente em cursos de formação tecnológica como alternativa à formação no ensino superior, aniquilando-se as possibilidades de formar jovens preparados para integrarem os quadros das empresas rapidamente.

É preciso mais qualidade nas escolas, mas também recuperar os valores da família, fazer com que o núcleo familiar integre a escolaridade nos sonhos dos seus jovens! Precisamos que os professores voltem a ganhar importância na Educação dos alunos, que voltem a ser um exemplo para os estudantes!

É sabido, mas não é demais dizê-lo, Portugal só será bem sucedido se apostar verdadeiramente na formação dos Portugueses e, que só assim, serão bem sucedidos numa Europa do conhecimento e numa economia que cada vez mais se irá basear na inteligência e no mérito da ciência e da tecnologia para vencer os conflitos de um mercado mundial.

No entanto, Portugal ocupa hoje um lugar cimeiro nos países com as mais elevadas taxas de insucesso e abandono escolar, na União Europeia. No ensino secundário, estes números tornam-se alarmantes para um país inserido numa Comunidade que almeja um único mercado de trabalho europeu. Actualmente, 2 em cada 5 alunos abandonam a Escola durante o Ensino Secundário.

Numa recente manchete do Diário Económico podia ler-se: “Portugal precisa de 60 anos para alcançar o nível médio de escolaridade da União Europeia". Segundo este mesmo jornal apenas 50% dos jovens Portugueses têm o curso Secundário completo, quando a média nos restantes países da UE é de 78%!

A nível nacional, o Distrito de Lisboa não é das áreas com maiores índices de Abandono Escolar, no entanto registam-se assimetrias significativas entre os concelhos da Grande Lisboa e que Odivelas não foge à regra.

Como uma das soluções possíveis a este problema, propusemos nesta mesma Assembleia, em Dezembro de 2006, a instituição dos JOGOS ESCOLARES do Concelho de Odivelas – as Odivelíadas. É nosso entendimento que, medidas como esta, são de extrema importância, uma vez que permitirão combater o sedentarismo actual dos jovens e promover um espírito de competição saudável, beneficiando não só os estudantes, mas permitindo a criação de um factor motivador de integração dos alunos no ambiente escolar, contribuindo assim para combater o abandono escolar.

Sabemos que no Orçamento para 2009 foi prevista uma verba para a realização de jogos escolares neste âmbito. Foi com muito agrado que vimos os nossos apelos à Excelentíssima Senhora Presidente do Executivo, serem tomados em conta. Esperemos que durante o ano de 2010 sejam instituídos estes jogos, não só desportivos mas também pedagógicos abrangendo várias disciplinas.

Propusemos também a criação de pólos auxiliares de acção educativa, a implementação de pólos informáticos e de espaços de apoio ao Estudante e a aposta no Ensino técnico-profissional como vector estruturante do ensino.

Tal como noutras propostas no passado, esperamos que este Executivo saiba reconhecer a validade das nossas propostas. Saber ouvir e apostar em propostas válidas e de valor acrescentado para ao Concelho só elevam o trabalho da Câmara Municipal no Concelho de Odivelas.

Como Juventude consciente e atenta à idiossincrasia social em que vivemos, acreditamos que a Educação é um vector essencial ao desenvolvimento de um país, e até de uma região. O Ensino não deve pretender formar meros tecnocratas, mas sim cidadãos responsáveis, dotados de consciência social e humana.

A Escola deve ser um verdadeiro centro de vida social, promotora de valores e princípios para uma Sociedade justa, livre e desenvolvida. Cabe-nos, enquanto órgão de decisão pública, ter esta consciência e sermos promotores do desenvolvimento do nosso concelho e, consequentemente, do nosso país.

Agir é necessário! Por todos nós e pelo nosso futuro!

Bancada do PSD

Tal como anunciado, na passada quinta-feira na Sede Concelhia do PSD de Odivelas, decorreu o último plenário de Secção do ano de 2009.

Terminado o período eleitoral para as Autárquicas 09 e consequentemente encerramento dos acordos no âmbito da Gestão da Câmara Municipal de Odivelas e respectivas Freguesias, foi tempo dos militantes de Odivelas expressarem a sua opinião quanto ao rumo da Secção.

A sala encontrava-se repleta de dezenas de militantes que, como tem vindo a ser hábito, não deixaram de aqui usar da palavra com opiniões, solicitações e recomendações para o futuro dos desígnios da nossa Secção.

Após a intervenção do Presidente do PSD de Odivelas, Dr. Carlos Bodião, usou da palavra o Presidente da JSD de Odivelas, o companheiro Marco Almeida que sublinhou que a JSD de Odivelas no período da Campanha Eleitoral para as Autárquicas 09 efectuou um excelente trabalho no que concerne à mobilização, apresentação de ideias e contribuição para o programa eleitoral. Referiu de igual forma que o sentimento de dever comprido era o estado de alma presente nos jovens sociais-democratas de Odivelas. O rumo e a nova estratégia para os anos que se avizinham deverá de ser um dos pilares fundamentais de actuação do PSD de Odivelas numa perspectiva de agregação, união mas também de esperança no futuro.

Para além de Marco Almeida, usaram da palavra por parte da JSD Odivelas, o companheiro Bruno Duarte e o recém-eleito Vogal pela Junta de Freguesia de Odivelas com os pelouros do Ambiente, Desporto e Juventude – Pedro Roberto.

Ambos referiram o trabalho da JSD e a sua importância ao longo do mandato que começou em Junho de 2008 e especialmente o trabalho feito em prol do PSD desde Janeiro de 2009 até ao dia 11 de Outubro, sempre no intuito da conquista da vitória em todos os processos eleitorais. Ambos afirmaram a sua convicção na qualidade dos quadros que esta jota está a formar, que tendo em conta o grau de qualificação e maturidade atingido, serão certamente o futuro do Partido!

Pedro Roberto reiterou que independentemente do sucedido durante o período de campanha eleitoral, o que o PSD Odivelas nao pode nem deve perder, mesmo que seja por breves momentos, é a sua identidade. Só a coesão e a união podem fazer do PSD uma alternativa.

O Natal é cada vez mais uma época consumista que termina nos dias a seguir ao dia 25 num amontoado de lixo juntos dos caixotes e ecopontos dísponiveis na cidade e Concelho de Odivelas!

Mas tu podes começar a fazer a diferença:
- reutiliza o papel de embrulho;
- evita os produtos com excesso de embalagens;
- NÃO ACUMULES LIXO nos dias anteriores ao Natal e mais importante ainda
- SEPARA e junta O LIXO DO NATAL e deposita-o a partir de dia 26 num ecoponto mais perto de ti!

A secção concelhia de Odivelas do PSD reúne amanhã em Plenário de Secção. Com o encontro dos militantes marcado para as 21 horas, a ordem de trabalhos conta com um único ponto, a análise da situação política.

Recordamos que o Plenário do PSD Odivelas é aberto a todos os militantes que pertençam à jurisdição da Secção Concelhia de Odivelas.

A festa da Imaculada Conceição, comemorada a 8 de Dezembro, foi definida como uma festa universal em 1476 pelo Papa Sisto IV. A Imaculada Conceição foi solenemente definida como dogma pelo Papa Pio IX, na sua bula Ineffabilis Deus, a 8 de Dezembro de 1854.

A Imaculada Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. Também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado.

Na Constituição Apostólica Inefabilis Deus do Papa Pio IX, é instituído este dogma recorrendo principalmente para a afirmação do Livro do Génesis (capítulo 3, versículo 15), onde Deus disse: "Eu Porei inimizade entre ti e a mulher, entre sua descendência e a dela", assim, segundo esta profecia, seria necessário uma mulher sem pecado, para dar a luz à Cristo, que reconciliaria o homem com Deus.

Há três séculos e meio (1646) tomámo-la por Rainha e Padroeira de Portugal, ao ponto que todos os regentes de portugal, a partir de D. João IV, não mais envergaram a coroa.

Para os católicos, Maria representa um novo começo unicamente a partir de Deus, representa uma força maternal que se estende a todos os seres humanos, um exemplo de disponibilidade, força e coragem num momento chave para a Humanidade: o nascimento de Cristo. A maternidade divina não lhe foi imposta, mas proposta pelo Anjo Gabriel (Anunciação). Aponta para um caminho de libertação no amor.

Passaram cento e cinquenta anos e o nosso Mundo mudou muito. Os avanços da civilização e da cultura excederam em vários campos as maiores expectativas de então. Onde ontem se acreditava na Humanidade, hoje mais facilmente se descrê. Onde ontem se esperava que o progresso humano resolveria em breve as múltiplas contradições da existência pessoal e colectiva, das epidemias aos conflitos bélicos, hoje mais vulgarmente se estendem o cepticismo e o pessimismo, tão dissolventes como paralisantes.

Pode-se retirar desta celebração que, sendo o pecado uma lesão da liberdade, uma incapacidade de realizar o bem, próprio e alheio, Maria optou pelo caminho oposto.

Tenhamos nós coragem de optar, em liberdade, de sermos promotores de esperança e agentes de um mundo diferente: um mundo de paz!

Ocorreu no passado dia 26 de Novembro um debate com o tema “Energia Nuclear – Sim ou Não” no Auditório Municipal de Oeiras, organizado pelo Grupo de militantes Jovens Sociais-democratas de Lisboa, cujo lema é “ Ganhar um Geração”.

No painel de oradores encontravam-se pelo SIM o Eng. Pedro Sampaio Nunes e pelo NÃO o Eng. Carlos Pimenta. O debate foi acesso, cabendo a cada orador apresentar e defender uma posição sobre energia nuclear.

Para o Eng. Carlos Pimenta a aposta deverá sempre passar pela utilização cada vez mais de energias renováveis, potenciando os recursos naturais como o vento na produção de energia eólica, a captação de energia solar, por painéis domésticos e industriais, nas forças das marés e mesmo na energia geotérmica.

Defende desta forma, o Eng. Carlos Pimenta, que o indivíduo deve deixar de ser apenas utilizador de energia mas por outro lado produtor e fornecedor, ou seja, através da captação e produção doméstica das energias renováveis poder produzir além da sua necessidade e vender às empresas que as comercializam. Apresenta como maiores críticas à energia nuclear, os problemas de segurança, a viabilidade económica e a falta de solução para o armazenamento dos resíduos tóxicos.

Por outro lado, para o Eng. Pedro Sampaio Nunes, a solução para o fim dos recursos fósseis passa inevitavelmente pela energia nuclear, devendo Portugal a curto prazo potenciar a construção de pelo menos uma central nuclear.

Segundo este, a limitação das energias renováveis em Portugal é muito elevada, mesmo com as energias renováveis na sua capacidade máxima, apenas é possível uma produção entre 15 a 20% das necessidades totais de Portugal. Por este facto, a alternativa passa pela energia nuclear com uma maior capacidade de produção energética. No aspecto da segurança, segundo este, após o desastre de Chernobil, não se registaram mais incidentes com centrais nuclear e não se regista também desde ai qualquer vítima.

Alerta de igual forma que a maioria dos países Europeus possui e desenvolve centrais nucleares e que os países que integraram recentemente a União Europeia estão um passo à frente na exploração deste tipo de energia, não podendo, por isso Portugal ficar mais uma vez na cauda da Europa.

Após as intervenções coube a uma plateia com mais de uma centena de jovens, colocar as suas dúvidas e pontos de vista.

Pela Secção de Odivelas usaram da palavra para colocar questões o companheiro David Castro e o Companheiro Bruno Duarte, demonstrando uma preocupação ambiental tantas vezes defendida pela JSD Odivelas, bem como o entusiasmo de participação e envolvimento que tanto caracteriza da nossa Secção nos fóruns em que participa.

Hoje registam-se 29 anos desde o trágico falecimento de Francisco Sá Carneiro, líder do PPD/PSD até 1980!

Como tem vindo a ser hábito nos últimos anos, o PSD e a JSD Odivelas prestam homenagem a este líder impar da Social-Democracia. Assim, hoje pelas 18h30 na Rotunda com o nome de Sá Carneiro na freguesia da Ramada (junto à Escola Secundária da Ramada), concelho de Odivelas irá ser depositada uma coroa de flores em memória de Sá Carneiro.

Abaixo um breve resumo da vida e história política de Francisco Sá Carneiro:


Realizam-se hoje entre as 18h e as 23h na secção Concelhia do PSD/JSD Odivelas na Rua Alfredo Roque Gameiro, 11, c/v dta as eleições para a Comissão Política Distrital, a Assembleia Distrital e o Conselho de Jurisdição do PSD de Lisboa.
Ambos os Candidatos, Carlos Carreiras e Bacelar Gouveia, estiveram na secção de Odivelas para falar aos militantes no dia 29 de Novembro e dia 1 de Dezembro, respectivamente não ficando dúvidas do que ambos querem para o PSD Lisboa.

De notar que a JSD Odivelas voltou a declarar o seu apoio à candidatura do companheiro Carlos Carreiras, tal como tinha feito em 2007, em nome da importância desta oportunidade única para um virar de página na forma de estar e fazer politica no PSD em Lisboa e mesmo a nível nacional!

Notamos igualmente que estarão sob escrutínio 3 órgãos, acima referidos. Uma atenção em especial para a eleição dos representantes da Secção Concelhia de Odivelas para a Assembleia Distrital, onde estarão presentes na lista A, alguns membros da JSD.

Com a morte do jovem rei de Portugal, D. Sebastião, em 1578, na Batalha de Alcácer-Quibir, levou a uma crise de sucessão já que este não deixou descendência. Pela proximidade de parentesco, coube a regência ao cardeal D. Henrique, aclamado Rei de Portugal. Mas também o cardeal D. Henrique não era casado nem tinha herdeiros, a sua regência seria meramente provisória. O Rei-Cardeal morre em 1580, dando origem a uma crise dinástica.

Nas Cortes de Tomar de 1581, Filipe II de Espanha, sendo este filho de D. Isabel, filha de D. Manuel I, é aclamado rei, jurando os foros, privilégios e mais franquias do Reino de Portugal. Durante seis décadas Portugal ficou privado de rei natural, sob o que se tem designado por "Domínio Filipino".

Com o primeiro dos Filipes (I de Portugal, II de Espanha), não foi atingida de forma grave a autonomia política e administrativa do Reino de Portugal. Com Filipe III de Espanha, porém, começam os actos de desrespeito ao juramento de Filipe II em Tomar.

Sob o poder de Filipe III, o desrespeito pelo juramento de Tomar (1581) tinha-se tornado insuportável: nomeados nobres espanhóis para lugares de chefia militar em Portugal; feito o arrolamento militar para guerra da Catalunha; lançados novos impostos sem a autorização das Cortes. Isto enquanto a população empobrecia; os burgueses estavam afectados nos seus interesses comerciais; e o Império Português era ameaçado por ingleses e holandeses perante a impotência ou desinteresse da coroa filipina.

Finalmente, um sentimento profundo de autonomia estava a crescer e foi consumado na revolta de 1640, na qual um grupo de conspiradores da nobreza aclamou o duque de Bragança como Rei de Portugal, com o título de D. João IV (na foto), dando início à quarta Dinastia – Dinastia de Bragança.

O esforço nacional foi mantido durante vinte e oito anos e paralelamente as tropas portuguesas conseguiram expulsar os holandeses do Brasil, como também de Angola e de S. Tomé e Princípe (1641-1654), restabelecendo o poder atlântico português. No entanto, as perdas no Oriente tornaram-se irreversíveis e Ceuta ficaria na posse de Espanha. Devido a estarem indisponíveis as mercadorias indianas, Portugal passou a só obter lucro com a cana-de-açúcar do Brasil.

No entanto, contra todas as espectativas, contra muitas previsões e contra a própria lógica, o país resistiu. Portugal resistiu às investidas castelhanas e ainda hoje é difícil entender como o conseguiu fazer.

O mito da aliança com a Inglaterra, nunca passou disso. Portugal encontrava-se completamente sozinho, com os países católicos a apoiarem o governo de Madrid, com o Papa a não reconhecer Portugal, e com os países protestantes nada interessados na Paz com Portugal, quando estavam interessados em atacar as possessões que ainda eram legalmente portuguesas.

Mesmo arruinado, esfomeado, decadente, o país conseguiu reunir forças para enfrentar exércitos que sabia haviam de chegar, e que sabia serem inevitavelmente muito superiores.

Temos de conhecer a História para podermos aprender. Aprender a compreender o presente para preparar o futuro.

Será que o que aconteceu à 369 anos tem algum reflexo hoje? Acorda Portugal!

JSD Odivelas
Pelos Jovens, pelo Futuro, por Portugal

Hoje é o Dia Mundial Contra a SIDA. Mas o que sabemos realmente nós hoje sobre este vírus: o vírus HIV?

Sabemos que SIDA significa Síndroma de Imunodeficiência Adquirda. É uma doencça provocada por um vírus: o HIV1 e o HIV2.

Mas é preciso dizer que uma vez instalado esse vírus, para se desenvolver e reproduzir, invade e destrói certo tipo de células do sangue (os Linfócitos T 4), que são responsáveis pela defesa do nosso organismo contra Infecções e contra Tumores.

Esta doença, na fase final de evolução, provoca uma diminuição total da capacidade do nosso organismo de resistir a infecções, mesmo as mais simples e mais correntes, tornado-as tão graves e tão difíceis de tratar, que acabam por conduzir à morte.

E como se transmite? Pelo sangue, injecções na veia e relações sexuais. Aconselha-se extremamente a realização de testes para despistagem e evitar a contaminação, nomeadamente dos filhos por parte das mães grávidas que possam desconhecer ter a doença.

Existe tratamento? Não! Não há tratamento que cure definitivamente a doença. Mas com a evolução da ciência e dos tratamentos, já é possível retardar os efeitos da doença e tornar a vida do doente mais digna e menos dolorosa também.

Que solução existe? A solução passa essencialmente pela prevenção, pela protecção que todos temos de ter e que levar muito a sério.

Porque a SIDA não atinge apenas os homossexuais... Atinge todos os que estiverem expostos e não tomarem as devidas precauções. A SIDA é um problema de todos nós que cada vez mata mais pessoas. Previnam-se e não discriminem, porque não sabemos o que o dia de amanhã nos espera!

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget