Halloween Costume ideas 2015
maio 2009
18 Anos Odivelas 38º Congresso PSD Actividades Administração Pública Alexandra Costa Ana Catarina Gomes António Costa Antonio Dias António Guterres As histórias de uma terra milenar Assembleia Municipal Odivelas Associações de Estudantes Áutárquicas Banco de Voluntariado Bruno Duarte Bruno Veiga Câmara Municipal de Odivelas Carla Nazareth Carla Sofia Marcelino Castelo de Vide Catarina Silva Comissão Política Comunicação Comunicado Comunicado JSD Odivelas Conselho Municipal da Juventude Crónica Daniela Chaves Daniela Duarte David Castro David Freitas David Pereira de Castro Débora Pereira Diogo Godinho Diogo Sousa Dívida Pública Educação Eleições Autárquicas Élia Capitão Em Kontacto Ensino Secundário Ensino superior Estamos Juntos Europa Falta de Ética Fernando Seara Filipe Moreira Filipe Sanches Finanças Públicas Formação Francisco Sá Carneiro Gabriel Faria Gonçalo Teixeira da Silva Guilherme Duarte Guilherme Prazeres Habita Aqui Hélder Silva Helga Afonso Helga Afonso e Aftab Tayob Inês Abrantes Inês Fonseca Joana Batista João Alcobia João Correas João Correia José Ricardo Dâmaso Jovem Autarca Jovens em Rede JSD JSD Distrital de Lisboa JSD Odivelas Juventude Juventude Social Democrata Liliana Batista Lisboa Manifesta-te Manuel Pereira Marco Almeida Margarida Balseiro Lopes Maria Inês Almeida Maria Luís Albuquerque Marisa Terenas Marta Pinto Mês da Cidadania Activa Mosteiro de Odivelas Nações Unidas NESD Secundário Odivelas ONU Opinião Orçamento para a Juventude Participação Política Partido Social Democrata Partido Socialista Paulo Pinheiro Pedro Cardoso Pedro Passos Coelho Pedro Roberto Pedro Roberto e Filipe Sanches Pedro Santana Lopes Plenário Concelhio Por um PSD mais PPD Portugal Programa Proposta de Recomendação PSD PSD Odivelas Recolha de Bens Regresso às Aulas em Grande Ricardo David Ricardo David e Tiago Duarte Robert Schuman Rodolfo Cardoso Rodrigo Pereira SOS J Tânia Bragança Tatiana Azenha Tiago Gonçalves Duarte Unir o Partido Ganhar o País Universidade de Verão 2017 Universidade de Verão 2018 UV Voluntariado Jovem

Numa época em que o Governo está apostado na construção de diversos empreendimentos públicos pelo país, recordamos que o sector da Construção é uma das actividades em que se gasta mais energia e também aquela em que se pode intervir com sucesso para melhorar a eficiência energética das nossas casas.

A madeira, por exemplo, é um material que tem vindo a perder terreno face a outros materiais, mas que tem várias vantagens a nível ambiental! Tradicionalmente, sempre se optou por construir com materiais pesados, com uma grande inércia térmica, ou seja, capazes de conservar a temperatura constante, no interior dos edifícios, durante horas. É um bem que tem um impacto extraordinário já que é o único que vai buscar dióxido de carbono à atmosfera. Incentivando o consumo racional da madeira, de forma sustentável, estamos a contribuir para combater o aquecimento global e a valorizar os recursos florestais.

Anexamos abaixo um exemplo vindo do Brasil, que bem pode ser transformado numa proposta, de como poupar bastante em materiais para obras públicas:

Algumas medidas que julgamos importantes:

Colocar vidro duplo nas janelas e verificar se as caixilharias (que é onde se dão grandes perdas térmicas) e as caixas de estore precisam de isolamento.

Deve privilegiar-se materiais de baixa energia incorporada (energia despendida desde a sua extracção até ao produto final), reciclados ou com potencial de reciclagem, renováveis e que respondam na construção às necessidades de conforto térmico para minimizar a necessidade de recorrer a sistemas de climatização.

A construção de uma casa tem um peso energético e ambiental bastante acentuado. A madeira é um material fácil de conseguir e que requer pouca energia para a sua transformação, sobretudo quando comparada com o betão ou o aço. Além disso, em fim de ciclo, é facilmente reciclável. Sendo Portugal rico em florestas, pode ser utilizada em combinação com outros materiais que funcionem termicamente.

Como material, a madeira apresenta vantagens ao longo do seu ciclo de vida (captação de CO2, fácil transformação e reciclagem), por isso deve ser utilizado. No entanto, é fundamental que as madeiras usadas venham de florestas sustentáveis, geridas de forma a não pôr em risco a biodiversidade. De preferência, com certificado de qualidade ambiental. Não faz sentido usar madeiras exóticas, mas sim madeiras locais, mais adaptadas ao clima local. Além das vantagens ambientais, a construção em madeira tem a vantagem de ser muito rápida e geralmente mais barata.

Notamos que é do entendimento de vários especialistas que, as metrópoles europeias do futuro terão que apostar num formato ecológico, artístico e criativo que lhes dê vida.

As cidades ecológicas, ditas ecocidades, e a criatividade são dois elementos que desenharão o futuro das metrópoles da Europa. A previsão é que no futuro próximo se criem ecocidades como extensão das metrópoles já existentes e a aposta na imaginação, na arte e na criatividade para "dar vida à cidade".

É preciso redesenhar as infra-estruturas em resposta ao aquecimento global! Apostar numa rede de transportes públicos de alta qualidade e colocar a imaginação e a criatividade ao serviço da metrópole, tratando assim de questões de coesão social, é a reposta.

“Trabalho num call center da TMN em Lisboa vai para dois anos. Atendo as reclamações dos clientes do serviço de telefones móveis. Eu e todos os demais trabalhamos a recibos verdes.

Faço seis horas por dia. As pausas (para descansar, tomar qualquer coisa ou ir aos sanitários) são curtas, não mais de 10 minutos, e só as podemos fazer quando os responsáveis permitem. Apenas um número reduzido de trabalhadores, de cada vez, é autorizado a interromper o atendimento. Já me aconteceu trabalhar as seis horas seguidas sem sequer ir à casa de banho.

A princípio aceitei fazer horas extra, na ideia de ganhar mais qualquer coisa. Mas como nos pagam, não em dinheiro, mas em vales de compras (no Continente e outros), desisti. De que me servia suportar mais horas de trabalho para, no fim, não ter dinheiro para usar como eu quero, mas como eles querem?

Somos de 30 a 50 em cada um dos três call centers da TMN em Lisboa. Todos os dias há, permanentemente, centenas de chamadas em espera. A maioria, de pessoas que têm queixas a fazer por maus serviços prestados. Mas temos de aturar também miúdos que brincam pelo telefone (mesmo sabendo que as chamadas deixaram de ser gratuitas), gente mal-educada ou desesperada com o serviço, etc. E temos de aguentar tudo isto sem poder reagir.

Somos escutados (e gravados) pelos responsáveis, que nos podem pôr na rua se não respondermos aos clientes segundo as normas – e que usam afinal esta vigilância como uma ameaça constante sobre nós, para o que der e vier. É um trabalho estafante e feito debaixo de pressão constante.

Os responsáveis que dirigem os call centers querem que façamos também vendas de serviços pelo telefone para rentabilizar os contactos com os clientes. Não podemos recusar. Mas sai-nos do corpo: além de ouvir e dar resposta aos clientes, cada um com o seu problema diferente, ainda temos de pensar em convencê-los a comprar mais um serviço qualquer.

Resta dizer que, por tudo isto, ganho 2,46 euros por hora. Como desisti das horas extra, o que trago para casa não chega a 500 euros por mês. Tenho 30 anos e sou licenciada.


Autora: «AML»

Publicamos agora, o video que apresentámos no passado dia 4 de Abril na Conferência "Social-Democracia 2009" que se realizou no auditório dos paços do Concelho, com a nossa visão da evolução da Social Democracia no mundo e em especial, em Portugal.


Acreditamos que este video poderá contribuir decisivamente para todos compreendermos de onde nasceu a Social-Democracia, a sua história e que nos faça reflectir para onde devemos caminhar!

Nota: este vídeo foi produzido pela companheira Carla Marcelino, Vogal da Comissão Política da JSD Odivelas. Para ela, especialmente, o nosso apreço.

JSD Odivelas

Uma juventude de causas!

Foto à entrada para o mega jantar/festa da JSD Odivelas, que se realizou na sexta-feira passada, dia 22 de Maio, no restaurante 7.ª Arte em Famões e se prolongou pela noite dentro, no piso de cima na discoteca!

Na foto acima é possível ver o Dr. Hêrnani Carvalho, candidato a Presidente da Câmara Municipal de Odivelas nas próximas eleições autárquicas, acompanhado dos três Presidentes das Associações de Estudantes das Escolas Secundárias da Pontinha, Ramada e Caneças e da representante do movimento cívico de apoio à candidatura, "Jovens pela Mudança"!

No jantar estiveram cerca de 120 jovens de todas a freguesias do Concelho, que dinamizaram e animaram um jantar que só terminou muito perto da 0h00, continuando o convívio na discoteca, para onde subimos depois do jantar!

Assim que possível, publicaremos mais fotos desta mega-festa que demonstrou novamente quem realmente está ao lado dos jovens em Odivelas!

JSD Odivelas
Sempre ao teu lado!

Se ainda não garantiste a tua presença, marca já o teu lugar! Através de jsd.odivelas@homail.com ou 966524254!

O jantar irá realizar-se no restaurante/discoteca 7ª Arte, em Famões e contará com a presença de jovens de todos os pontos do Concelho!

Vários jovens artistas do Concelho de Odivelas actuarão para os presentes, entre os quais: HM, Don Letche, Black Faya, DJ Spencer e Dangerous.

Neste jantar contaremos com a presença do candidato independente, apoiado pelo PSD, à presidência da Câmara Municipal de Odivelas – Dr. Hernâni Carvalho, seguindo depois para o piso de cima, para a mega-festa temática "Change to Orange"!

Se ainda não tiveste oportunidade de ver o filme de apresentação desta mega-festa, vê mais abaixo, no post anterior!

Já podes votar sem te recenseares!

Para todos os que ainda podem não o saber, para as eleições a realizar este ano e a partir de agora o recenseamento eleitoral para quem completa 18 anos até ao dia da eleição ou ainda não estava recenseado apesar de ter mais de 18 anos, passou a ser automático!

Ou seja, nas próximas eleições Europeias, Autárquicas e Legislativas, se residires em Portugal e completares 18 anos até ao respectivo dia da eleição, já pode votar sem teres de te recensear oficialmente!

Em http://www.recenseamento.mai.gov.pt/ podes verificar se já podes votar e onde (Concelho e Freguesia). Basta que indiques o teu nome/n.º do BI e a data de nascimento.

Na prática, a freguesia de recenseamento passa agora a ser a freguesia que consta no teu Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão

Assim, para poderes votar no dia 7 de Junho para as Eleições Europeias ou em Outubro para as Eleições Autárquicas, basta que apresentes o teu BI ou Cartão do Cidadão.

A JSD Odivelas saúda a abolição do recenseamento burocrático e formal, passando este a ser automático. De facto, pode este factor não ser decisivo para a diminuição da abstenção e do afastamento dos jovens da política, mas pode pelo menos contribuir para que muitos jovens que antes não tinham a possibilidade, possam agora votar sem a anterior restrição!

Para além deste facto, o recenseamento eleitoral automático vai permitir que o número de votantes com capacidade eleitoral efectiva se aproxime do real número de Portugueses votantes, permitindo que se analise mais rigorosamente a participação dos jovens nas decisões do país!

De notar também que, os cartões de eleitor vão assim, naturalmente, deixar de ser emitidos.

Entendemos como nosso dever fundamental informar todos os jovens de como podem participar mais e melhor nas decisões na sua autarquia e no seu país.

O presente e o futuro somos todos nós!

JSD Odivelas,

Sempre pelos Jovens!

Os Odivelenses já começam a entender a gestão desastrosa deste executivo Municipal, liderado pelo partido Socialista:

Como é possível hipotecar a Câmara Municipal até 2034 (!!?), no montante de cerca de 3.000.000,00 Euros na construção de um jardim junto ao centro de exposição de Odivelas?

Não daria este montante para isso e muito mais? Como por exemplo, a construção do tão desejado centro de saúde de Odivelas?! Ou até de dois ou três espalhados pelo Concelho?

Os Odivelenses não podem admitir que o dinheiro dos seus impostos seja esbanjado desta forma!

Odivelas tem mesmo de mudar!

Chega de incompetência!

Chega de Socialismo!

Este ano de 2009 vai ser um ano de intensa actividade política, devido às três eleições que se vão realizar no nosso país: Eleições Europeias, Eleições Legislativas e Eleições Autárquicas.

Para a JSD Odivelas, em qualquer desafio a que se propõe, é necessário definir uma estratégia, devendo ser tomada em conta toda a experiência adquirida, compreender a situação presente, definir muito bem quais os objectivos a alcançar e inovar na mensagem e na imagem.

Pela importância que têm as próximas eleições para os órgãos mais importantes da Nação e da Europa, é necessário e aconselhável definir o melhor modo de mostrar aos eleitores que merecemos a sua confiança.

Neste sentido, a JSD Odivelas organizou na passada 2ª feira, dia 11 de Maio, uma Formação em Organização de Campanha Eleitoral, para todos os seus militantes.

O formador foi o nosso companheiro João Montenegro, mandatário nacional da JSD para as Eleições 2009 e ex-Secretário-Geral da JSD Nacional. O João Montenegro conhece o país muito bem e tem uma vasta experiência em várias eleições a nível nacional e local.

Esta acção de formação, que decorreu na nossa sede de secção, contou com dezenas de militantes, que tiveram a oportunidade de conhecer a realidade de uma campanha da JSD e do PSD em eleições europeias (aí tão perto – 7 de Junho), em eleições legislativas e eleições autárquicas.

Falou-se de como é se forma uma boa estrutura de direcção de campanha eleitoral, como se envolve os militantes de todos os lados do país em eleições nacionais, os momentos que decorrem desde a apresentação de candidato(s) até ao dia das eleições, a marca dos jovens nas campanhas entre muitas outras coisas.

A JSD Odivelas acredita que a formação contínua é vital para o desenvolvimento de capacidades e que a promoção para a qualificação de quadros políticos, quadros estes que assumirão, mais tarde, os destinos da autarquia, do país e da Europa, são uma aposta no desenvolvimento e no sentido de responsabilidade das decisões públicas que afectam a vida de todos.

A JSD pretende que, nas campanhas eleitorais dos próximos meses, os jovens social-democratas sejam uma força organizada de coragem, de motivação, de exemplo e de influência, ajudando o PSD a alcançar os seus objectivos.

A JSD Odivelas é assim: responsável, dinâmica e consciente.

Os jovens odivelenses sabem, cada vez mais, que podem contar connosco!

Os jovens odivelenses sabem que estamos preparados para edificar uma Odivelas melhor!

JSD Odivelas
A juventude em Odivelas tem cara!

Realizou-se no sábado passado, dia 9 de Maio, uma feira de associativismo na Escola Secundária de Odivelas , organizada por um grupo de alunos do 12.º ano da ESO!

A JSD Odivelas esteve presente e foi visivel a força que esta jota tem, tendo inclusivamente sido reconhecida e elogiada por outras associações e movimentos presentes.

A feira iniciou-se às 15h00, tendo o encerramento ocorrido pelas 18h. Estivemos sempre presentes, ao lado destes estudantes, desde a abertura da iniciativa até ao fechar (literalmente) das portas!

No dia da Europa, não podiamos deixar de registar a marca, tendo disponibilizado aos convidados e visitantes da feira uma prospecto explicativo sobre a constituição Europeia e o Tratado de Lisboa.

Expusemos igualmente, as várias iniciativas jovens que temos vindo a apoiar desde o inicitivo do mando da actual direcção da Juventude Social-Democrata em Odivelas.

Em breve, publicaremos a foto reportagem desta iniciativa.

Uma nota final para os alunos da organização: Richad Majid, Débora Lereno e Helena Carvalho. VOCÊS SABEM QUE PODEM CONTAR SEMPRE CONNOSCO!

Nós também contamos convosco, com quem quer mudar!


JSD Odivelas
Sempre ao teu lado!





Hoje, dia 9 de Maio comemora-se o dia da Europa. Mas este dia tem história que precisa de ser relembrada:

Em 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas.

Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.

O “Dia da Europa” nasceu no Conselho Europeu de Milão, de 28 e 29 de Junho de 1985 e foi celebrado pela primeira vez em 1986.

Actualmente o dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu (Dia da Europa) que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única (o euro), identifica a identidade política da União Europeia.

O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.

Passados 59 anos desde a fundação do projecto de uma “Europa Unida na Diversidade”, realizam-se as Eleições para o Parlamento Europeu.

Numa altura de crise financeira e social global, estas eleições ganham uma nova importância, infelizmente ainda não a suficiente.

O Partido Social Democrata apresenta-nos uma lista de candidatos muito renovada e com muito arrojo:


(enunciamos apenas os 10 primeiros)


1. Paulo Rangel - um excelente cabeça de lista, professor universitário e jurisconsulto, que é um político de futuro e já demonstrou que, quando chamado a responsabilidades (líder parlamentar), tem enormes capacidades





2. Carlos Coelho - o mais experiente deputado europeu do PSD, o deputado da Assembleia da República mais novo da Europa (com 19 anos) em 1980, formador de quadros políticos e ex-Presidente da JSD




3. Maria da Graça Carvalho – Professora Universitária, com um vasto currículo em experiência em organismos e instituições ligadas à Educação, Ciência, Inovação, Energia, Ensino Superior, Ambiente e Alterações Climáticas








4. Mário David - especialista em assuntos europeus que tem trabalhado com o Presidente da Comissão Europeia,
5. Nuno Teixeira de Jesus – Advogado, representante da região autónoma da Madeira
6. Maria do Céu Neves – Professora Catedrática de Ética, representante da região autónoma dos Açores
7. Regina Bastos – Deputada, com um vasto currículo em experiência autárquica
8. José Manuel Fernandes – um especialista em assuntos de desenvolvimento regional, com um trabalho notável no desenvolvimento da Região do Vale do Cávado




9. Joaquim Biancard da Cruz – Actual Vice-Presidente da JSD, bancário, um jovem com 29 anos





10. Marina Leitão Amaro – uma gestora de sucesso


Realçamos que o PSD aposta fortemente nos seus jovens quadros, como é o caso do Joaquim Biancard Cruz, que se encontra num lugar elegível. A Política só melhora se houver renovação e o PSD sempre demonstrou que esse é um caminho que leva ao sucesso.

Para melhor se conhecer cada candidato do PSD às Europeias, basta aceder ao site http://www.politicadeverdade.com/ e na secção candidatos temos a opção de conhecer pormenorizadamente cada um.

Este é o momento da mudança, seja na nossa freguesia, seja no nosso concelho, seja em Portugal, seja na Europa. Cada um de nós pode ajudar a construir uma sociedade mais justa, que procure o Bem Comum. Esse caminho é através do PSD – prova disso são os seus 35 anos de história a construir um melhor Portugal.



PSD e JSD – Forças de Democracia

Odivelas: de Terra de Oportunidades para a terra do Caos

Recentemente o Governo, através da Secretaria de Estados dos Transportes, veio a público informar que está, juntamente com diversas autarquias da Área Metropolitana de Lisboa e a administração do Metropolitano de Lisboa,a ultimar a apresentação do novo plano de expansão da rede do Metropolitano na capital.

Segundo o Diário Económico, a intenção de servir o Concelho de Loures na projecção da futura estação de Moscavide para Sacavém, mesmo que seja em metro ligeiro, parece estar a ganhar terreno para o "corredor" de Odivelas.

Diz o mesmo jornal que, a opção pelo metro ligeiro de superfície será crescente, assim como a aposta em soluções alternativas de transporte. É o caso do "mega-trólei bus", que irá fazer a ligação entre o centro comercial Dolce Vita Tejo e a estação do Metro e da CP na Reboleira, na Amadora. Estaria prevista a ligação e entre esta estação e Odivelas, numa segunda fase, mas ao que apurámos, Odivelas não será abrangida por este metro.
Plano de expansão do Metro de Lisboa até 2030


Exigimos que a Senhora Presidente esclareça os Odivelenses que projectos estão previstos para Odivelas. Como é possível verificar na imagem acima, não está prevista a expansão da rede do Metropolitano no Concelho de Odivelas!

Para a JSD Odivelas, a análise económica de sustentabilidade de um plano de expansão do Metropolitano não pode ser feita com intuitos lucrativos. Existem benefícios sociais que não são contabilizáveis! A redução do tempo de deslocação, a melhoria da mobilidade e a melhoria ambiental, por exemplo, são mais-valias essenciais para Odivelas e para os Odivelenses que não podem ser quantificadas como receitas!

É sabido que estão em fase de adjudicação o prolongamento da linha vermelha até ao aeroporto a Norte e até Campolide a Sul, da linha azul até à reboleira na Amadora e da linha Amarela até à Estrela a Sul!

Estão também projectadas as ligações entre Telheiras e a Pontinha (a Sul do Concelho de Odivelas, que saudamos), entre São Sebastião e Campo de Ourique através de Campolide, entre o Aeroporto e o Lumiar mais tarde.

Tendo em consideração o acima exposto, perguntamos à actual Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, porque não se reivindica pelo prolongamento da linha Amarela a Norte? Por exemplo, as pessoas que vivem na Ramada e em Caneças não devem ser servidas pelo Metropolitano?

Que papel terá a Câmara de Municipal Odivelas no novo plano de expansão da rede de metropolitano de Lisboa? Nenhum? É isto que merecem os Odivelenses? É isto que merecem os jovens que estão a habitar as novas, mas infelizmente caóticas, zonas do Concelho?

Odivelas está a ter um crescimento populacional cada vez maior, verificável pelos inúmeros novos fogos habitacionais que elevarão o número dos habitantes do Concelho Odivelas em mais milhares.

Ainda há muitos habitantes de Odivelas que trabalham em Lisboa e usam o Metropolitano como opção mais rápida e económica de viajar. Com apenas uma estação, e longe do centro, significa que no futuro que cada vez mais odivelenses não terão outra alternativa senão levar carro. Com mais trânsito e poluição menos qualidade de vida teremos, e Odivelas, em vez de Terra de Oportunidades será a Terra do Caos.

Para que o Concelho de Odivelas tenha de facto capacidade para atrair milhares de pessoas, e também empresas, tem de ter, necessariamente, uma rede de acessibilidade sustentável. Sujeitando Odivelas a uma mera estação de Metro nos próximos 20/30 anos, que ainda por mais se encontra fora do centro da cidade e do Concelho, não se estará a condenar a um Concelho caótico e impossível de viver?

Todos os que escolheram Odivelas para viver e ser felizes, chegarão à conclusão que não fizeram a melhor escolha.
Será que a Presidente da Câmara (sendo do PS) não tem capacidade para negociar com o Governo Socialista um futuro sustentável para Odivelas? Ou é mesmo negligência ou horizontes curtos?

Esta situação é grave e caso avance condenará Odivelas a um trânsito infernal que por sua vez resultará numa má qualidade de vida.

Todos os Odivelenses merecerem saber a verdade! Todos os Odivelenses, sejam jovens, adultos ou idosos, sejam condutores ou não, devem saber como o Executivo Socialista (não) planeia o futuro do nosso Concelho.
Há uma só solução: Mudar… enquanto é tempo! O nosso futuro está em causa!


JSD Odivelas

2009 será provavelmente o ano em que será traçado o futuro da economia mundial, quiçá por várias gerações.

Existem algumas novidades para as próximas duas décadas ... Algumas destas previsões podem parecer do domínio da ficção científica mas estão mais perto de se tornarem realidade do que parece!

Com o poder de enviar conhecimento para todo o planeta à velocidade da luz, as tecnologias da informação mudaram o nosso mundo de forma radical. O poder dos computadores aumentou exponencialmente e podemos esperar mudanças sísmicas como esta para as próximas décadas.

Só para terem uma ideia, deixamos aqui uma pequena amostra das inúmeras inovações que estão para vir, fruto do trabalho de cientistas, engenheiros e empresários que procuram transformar o mundo dos negócios, a nossa sociedade e mesmo o conceito do que significa ser humano.

Estas previsões foram retiradas do TechCast Project, uma base de dados on-line onde 100 peritos prevêem inovações tecnológicas e científicas. Para saber mais basta ir a www.techcast.org.



Turismo espacial

2012 (mais ou menos dois anos de margem de erro) Richard Branson está a avançar resolutamente em direcção ao primeiro voo das suas naves turísticas Virgin Galactic e a concorrência também está a apressar planos para viagens à Lua e a hotéis no espaço. Há poucos anos, a simples ideia de turismo espacial parecia uma anedota, mas agora está prestes a tornar-se realidade. Será que vai provocar uma corrida de pioneiros, como aqueles que se aventuraram pelo Oeste selvagem. Ou será que as fotografias extraterrestres dos nossos vizinhos nos vão provocar os mesmo bocejos que tentávamos disfarçar quando tínhamos que olhar para intermináveis álbuns de fotos de férias na praia.



Carros inteligentes

2013 (mais ou menos quatro anos de margem de erro) Imagine que chama o seu carro e lhe dá instruções para o ir buscar a um local específico para depois o levar a outro sítio, tal como se fosse o seu motorista. Este carro não se limita a guiar sozinho, também escolhe os melhores percursos para evitar o trânsito, paga portagens, evita acidentes e estaciona de forma autónoma. Infelizmente, não paga as multas de excesso de velocidade.



Telemedicina

2015 (mais ou menos quatro anos de margem de erro) Relatórios médicos electrónicos, videoconferências com o seu médico, diagnósticos computorizados e mesmo telecirurgia prometem melhorar os cuidados de saúde de milhões de pessoas. Em 2001, uma equipa de cirurgiões manobrou por controlo remoto, a partir de um consultório em Nova Iorque, um robô que removeu a vesícula biliar de uma mulher num hospital francês. No caso dos EUA, a telemedicina pode reduzir em milhões de dólares o que os americanos gastam em cuidados de saúde todos os anos, mas a verdadeira vantagem pode ser o conforto. Mesmo a intervenção mais temida - uma colonoscopia - pode, em breve, consistir em nada mais do que a passagem de um scanner por cima do estômago.



O poder da mente

2020 (mais ou menos nove anos de margem de erro) Capacetes electrónicos vão captar sinais do cérebro que depois são utilizados para controlar computadores e comunicar com outras pessoas. Uma empresa já desenvolveu um sistema computorizado chamado BrainGate que permite a pessoas paralisadas utilizarem o pensamento para controlar telefones, luzes e outros objectos. Outros sistemas permitem a pessoas escreverem até 15 palavras por minuto simplesmente fixando o olhar no cursor de um computador. Porque as ondas cerebrais de cada pessoa são únicas, os nossos pensamentos poderão um dia ser utilizados como passwords para contas bancárias ou para entrar em edifícios. E que tal controlar a sua televisão, concentrando-se no canal que quer ver? Ou ter uma conversa silenciosa com alguém que está do outro lado do planeta? Um dia vai poder fazê-lo.



Inteligência artificial

2021 (mais ou menos sete anos de margem de erro) Os computadores de hoje já conseguem derrotar campeões de xadrez, falar com humanos e guiar robôs e muitos cientistas acreditam que as máquinas vão poder um dia substituir completamente as pessoas. Esta automatização do pensamento levanta uma das questões mais cruciais do nosso tempo: existe uma diferença fundamental entre a inteligência das máquinas e a inteligência humana? A maioria das pessoas está convencida de que a mente humana é muito mais do que simples informação, mas não poderemos estar todos errados? Por outro lado, podem as limitações dos computadores obrigar-nos a aceitar a consciência humana como uma força única e poderosa que governa a vida? Mantenha-se atento.



Robôs inteligentes

2022 (mais ou menos sete anos de margem de erro) Um robô japonês chamado Asimo consegue subir escadas, correr e dançar. Ele e outros como ele já estão a arranjar trabalho como recepcionistas, empregados de mesa e seguranças. Perante a escassez de jovens e uma população cada vez mais envelhecida, os japoneses e os coreanos tencionam pôr robôs a desempenhar diversas funções em escritórios, tarefas domésticas e cuidados de saúde até 2010. As pessoas podem facilmente ficar emocionalmente ligadas aos robôs - basta perguntar aos donos dos aspiradores robóticos Roomba -, por isso não é difícil imaginar toda uma geração de R2-D2 e de 3-CPO (os simpáticos robôs da Guerra das Estrelas) a entrar na maioria das nossas vidas. Energia alternativa 2022 (mais ou menos nove anos de margem de erro) A produção de petróleo está a atingir o seu pico numa altura em que as necessidades de energia dos países em desenvolvimento estão a aumentar e as preocupações com o ambiente não param de crescer - uma combinação que pode, finalmente, acabar com a longa era de dependência dos combustíveis fósseis. O preço da energia eólica já é competitivo com o da electricidade convencional e o da a energia solar deverá chegar a este ponto de equilíbrio em 2015. Os nossos especialistas prevêem que em 2022 as alternativas já vão fornecer 30 por cento da energia mundial.



A cura do cancro

2024 (mais ou menos oito anos de margem de erro) Depois de décadas de progressos tímidos, actualmente sofisticados tratamentos de cancro prometem melhorar e prolongar a vida de milhares de pessoas que sofrem de uma doença que há bem pouco tempo era considerada uma sentença de morte. Em 1995 só existiam dez medicamentos utilizados para combater o cancro, mas actualmente há mais de 400 a serem testados. Os cientistas estão a desenhar uma bactéria destruidora do cancro e a utilizar a nanotecnologia para criar mecanismos microscópicos que detectam, entram e destroem as células cancerígenas. Os nossos peritos acreditam que as mortes por cancro podem ser eliminadas até 2024.


São antevisões polémicas, discutíveis e até talvez chocantes, mas são cientificas e como referido acima, podem ser consultadas em techcast.org!

Comemora-se hoje o Dia do Trabalhador. A Juventude Social Democrata de Odivelas recorda nesta data os acontecimentos de 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos da América, dia em que, cerca de 500 mil trabalhadores se manifestaram nas ruas daquela cidade com o objectivo de exigir a redução da jornada diária de trabalho para as 8 horas.

Mas foi a Igreja Católica que teve o objectivo de dar a este dia um carácter de acção e de festa – "A Festa do Trabalho" – uma dimensão de fé. Assim, no ano de 1955, por intermédio do Papa Pio XII foi instituída a Festa de S. José Operário, a ser celebrada precisamente no dia 1 de Maio de cada ano.

As questões em torno dos problemas laborais têm acompanhado o desenvolvimento das sociedades, tendo afectado, não só as gerações mais velhas, mas essencialemnte os mais jovens, veja-se o aumento vertiginoso do desemprego este ano.

Neste anos, destacamos o vínculo precário que liga os muitos milhares de jovens portugueses a empresas privadas, bem como, a organismos públicos.

Esta é uma preocupação e uma causa desde sempre assumida como uma das principais lutas da JSD a que a Concelhia de Odivelas se associou na defesa dos direitos dos trabalhadores mais jovens.

Analisando a realidade Portuguesa, constata-se que cada vez é maior a dificuldade de obtenção de emprego e estabilidade profissional.

Os números espelham bem a situação grave que estamos a atravessar. Veja-se (e preocupemo-nos) com os dados mais recentes (Março de 2009) do Insituto Nacional de Estatística (INE) e do Instituto de Emprego e Formação Profissional:

O número total de desempregados no nosso país é de 467.559 pessoas, os tais 8,5% da poulação, sendo o valor mais elevado da última década. Confrontado com o Desemprego Jovem (entre os 15 e os 35 anos) a nível nacional, contamos com 174.733 jovens no desemprego (cerca de 40% do total de desempregados), constantando assim o valor elevado de falta de emprego nas faixas etárias mais jovens, principalmente a falta de emprego qualificado.

Mas a JSD Odivelas pretende dar a conhecer em concreto a realidade mais próxima. Na Região de Lisboa há cerca de 68.820 desempregados, dos quais 53.257 são jovens (entre os 15 e os 35 anos), superando largamente a média nacional - 77,4% dos desempregados na Região de Lisboa são jovens!

No que respeita ao nosso Concelho de Odivelas há cerca de 5.000 desempregados, em que se conta cerca de 1.525 jovens (entre os 15 e os 35 anos), ou seja, 31% dos odivelenses no desemprego são jovens. São dados preocupantes! A JSD Odivelas não pretende apenas denunciar, pretende também ser proactiva, dinâmica e geradora de soluções. Nesse sentido o desemprego jovem em Odivelas será uma das nossas apostas a combater!

Estamos, por isso, perante uma geração que encontrou no contrato de prestação de serviços a única alternativa viável ao desemprego.

No nosso país, o recibo verde tem servido quase exclusivamente para a contratação de trabalhadores efectivos por períodos superiores a dois anos que a qualquer momento podem ser dispensados sem qualquer tipo de protecção social.

Estamos perante uma geração que, para trabalhar, abdicou da grande maioria dos direitos sociais que, até há bem pouco tempo, se consideravam como direitos inalienáveis.

Esta é a geração que, para trabalhar, abdicou das suas férias, bem como, do respectivo subsídio, que abdicou do décimo terceiro mês, que abdicou da assistência na doença e que colocou a sua reforma em risco.

Portugal está perante a geração com mais qualificações, aquela que maior número de licenciados tem. Sem, no entanto, esquecer que Portugal é o pais da Europa com menor número de licenciados, mas é também aquele que maior taxa de desemprego tem entre os jovens com licenciatura.

Assim sendo, qual é a lógica de um sistema que nos condena a sustentar os direitos adquiridos de gerações passadas, mas que nos omite esses mesmos direitos para o futuro?

Nas comemorações de mais um 1º de Maio, não podemos deixar de destacar que o acima exposto leva de forma inevitável, à consequente emancipação tardia dos nossos jovens, colocando-os de forma continuada sob a dependência dos seus familiares.

Um país em que a juventude não consegue conquistar a sua emancipação, é um país que tem o seu futuro adiado!

Recordar as lutas do passado que marcam dia 1 de Maio não pode ser apenas viver preso a feitos passados, hipotecando o futuro das novas gerações, as gerações "recibo verde"!

Esta é verdadeiramente uma geração “ à rasca”!

Não deixemos que mais uma geração seja hipotecada!


Pela mudança!


JSD Odivelas

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget