Halloween Costume ideas 2015

Menos metropolitano em Odivelas! É verdade Sra. Presidente?

Odivelas: de Terra de Oportunidades para a terra do Caos

Recentemente o Governo, através da Secretaria de Estados dos Transportes, veio a público informar que está, juntamente com diversas autarquias da Área Metropolitana de Lisboa e a administração do Metropolitano de Lisboa,a ultimar a apresentação do novo plano de expansão da rede do Metropolitano na capital.

Segundo o Diário Económico, a intenção de servir o Concelho de Loures na projecção da futura estação de Moscavide para Sacavém, mesmo que seja em metro ligeiro, parece estar a ganhar terreno para o "corredor" de Odivelas.

Diz o mesmo jornal que, a opção pelo metro ligeiro de superfície será crescente, assim como a aposta em soluções alternativas de transporte. É o caso do "mega-trólei bus", que irá fazer a ligação entre o centro comercial Dolce Vita Tejo e a estação do Metro e da CP na Reboleira, na Amadora. Estaria prevista a ligação e entre esta estação e Odivelas, numa segunda fase, mas ao que apurámos, Odivelas não será abrangida por este metro.
Plano de expansão do Metro de Lisboa até 2030


Exigimos que a Senhora Presidente esclareça os Odivelenses que projectos estão previstos para Odivelas. Como é possível verificar na imagem acima, não está prevista a expansão da rede do Metropolitano no Concelho de Odivelas!

Para a JSD Odivelas, a análise económica de sustentabilidade de um plano de expansão do Metropolitano não pode ser feita com intuitos lucrativos. Existem benefícios sociais que não são contabilizáveis! A redução do tempo de deslocação, a melhoria da mobilidade e a melhoria ambiental, por exemplo, são mais-valias essenciais para Odivelas e para os Odivelenses que não podem ser quantificadas como receitas!

É sabido que estão em fase de adjudicação o prolongamento da linha vermelha até ao aeroporto a Norte e até Campolide a Sul, da linha azul até à reboleira na Amadora e da linha Amarela até à Estrela a Sul!

Estão também projectadas as ligações entre Telheiras e a Pontinha (a Sul do Concelho de Odivelas, que saudamos), entre São Sebastião e Campo de Ourique através de Campolide, entre o Aeroporto e o Lumiar mais tarde.

Tendo em consideração o acima exposto, perguntamos à actual Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, porque não se reivindica pelo prolongamento da linha Amarela a Norte? Por exemplo, as pessoas que vivem na Ramada e em Caneças não devem ser servidas pelo Metropolitano?

Que papel terá a Câmara de Municipal Odivelas no novo plano de expansão da rede de metropolitano de Lisboa? Nenhum? É isto que merecem os Odivelenses? É isto que merecem os jovens que estão a habitar as novas, mas infelizmente caóticas, zonas do Concelho?

Odivelas está a ter um crescimento populacional cada vez maior, verificável pelos inúmeros novos fogos habitacionais que elevarão o número dos habitantes do Concelho Odivelas em mais milhares.

Ainda há muitos habitantes de Odivelas que trabalham em Lisboa e usam o Metropolitano como opção mais rápida e económica de viajar. Com apenas uma estação, e longe do centro, significa que no futuro que cada vez mais odivelenses não terão outra alternativa senão levar carro. Com mais trânsito e poluição menos qualidade de vida teremos, e Odivelas, em vez de Terra de Oportunidades será a Terra do Caos.

Para que o Concelho de Odivelas tenha de facto capacidade para atrair milhares de pessoas, e também empresas, tem de ter, necessariamente, uma rede de acessibilidade sustentável. Sujeitando Odivelas a uma mera estação de Metro nos próximos 20/30 anos, que ainda por mais se encontra fora do centro da cidade e do Concelho, não se estará a condenar a um Concelho caótico e impossível de viver?

Todos os que escolheram Odivelas para viver e ser felizes, chegarão à conclusão que não fizeram a melhor escolha.
Será que a Presidente da Câmara (sendo do PS) não tem capacidade para negociar com o Governo Socialista um futuro sustentável para Odivelas? Ou é mesmo negligência ou horizontes curtos?

Esta situação é grave e caso avance condenará Odivelas a um trânsito infernal que por sua vez resultará numa má qualidade de vida.

Todos os Odivelenses merecerem saber a verdade! Todos os Odivelenses, sejam jovens, adultos ou idosos, sejam condutores ou não, devem saber como o Executivo Socialista (não) planeia o futuro do nosso Concelho.
Há uma só solução: Mudar… enquanto é tempo! O nosso futuro está em causa!


JSD Odivelas
Etiquetas:

Enviar um comentário

JSD Odivelas

Formulário de Contacto

Nome

Email *

Mensagem *

Com tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget